21 de maio de 2024 Atualizado 21:24

Notícias em Americana e região

8 de Agosto de 2019 Atualizado 13:56
MENU

Publicidade

Compartilhe

AMPLIAÇÃO

Projeto para obra do Aeroporto de Americana tem valor estimado de R$ 740,8 mil

Ministério da Infraestrutura autorizou a realização de estudos e projetos; obra será custeada pelo governo federal

Por Rodrigo Alonso

15 de março de 2022, às 17h18 • Última atualização em 17 de agosto de 2023, às 20h46

O valor estimado para o projeto da ampliação do Aeroporto Municipal de Americana é de R$ 740,8 mil, segundo o Ministério da Infraestrutura, que já autorizou a realização de estudos para a reforma. A obra será custeada pelo governo federal, com recursos do Fundo Nacional de Aviação Civil.

Conforme a autorização do ministério, agora cabe à prefeitura contratar empresa especializada para elaboração de estudos e projetos de engenharia, a qual deverá apresentar os documentos até oito meses após sua contratação.

Local terá sua capacidade aumentada e maior segurança – Foto: Claudeci Junior / O Liberal

A primeira etapa dos trabalhos consiste no desenvolvimento de um estudo de viabilidade técnica e ambiental, que avaliará possíveis cenários de investimentos.

Depois, serão produzidos estudos preliminares para a primeira fase das obras, os quais embasarão o licenciamento ambiental do empreendimento e o projeto básico.

A ideia é restaurar e alargar a pista de pouso e decolagem, que passará de 18 para 23 metros; construir área de giro para aeronaves na cabeceira 12; alargar, restaurar e implementar acostamentos nas pistas de taxiamento; restaurar o pátio das aeronaves; e regularizar as faixas de pista.

📲 Receba as notícias do LIBERAL no WhatsApp

Ainda de acordo com o ministério, trata-se de obra estratégica para o aumento da capacidade e da segurança operacional do local, que integra a infraestrutura da aviação geral de São Paulo e atende diferentes cidades do chamado Complexo Metropolitano Expandido – termo usado para o conjunto de metrópoles situadas ao redor da Grande São Paulo.

As melhorias estão previstas num termo de compromisso firmado em dezembro entre a prefeitura e a Secretaria Nacional de Aviação Civil. O aeroporto, hoje, abriga 28 hangares, oficinas de manutenção de aeronaves e duas escolas para pilotos.

Publicidade