29 de março de 2024 Atualizado 09:51

8 de Agosto de 2019 Atualizado 13:56
MENU

Publicidade

Compartilhe

COVID-19

Loja Kacyumara reabre com entrada controlada e fila de espera em Americana

Estabelecimento conseguiu liminar para reabrir; clientes foram conduzidos por vendedores e não houve livre circulação

Por André Rossi

27 de maio de 2020, às 19h17 • Última atualização em 27 de maio de 2020, às 19h35

Após conseguir uma liminar (decisão provisória) na Justiça, a loja Kacyumara reabriu sua matriz nesta quarta-feira (27) em Americana. O acesso dos clientes foi controlado pela direção do estabelecimento e houve fila de espera em diversos momentos do dia.

Localizada na Avenida Afonso Pansan, na Vila Bertini, a loja é especializada na venda de artigos para cama, mesa e banho, e não se enquadra entre os comércios considerados “essenciais”, segundo parâmetros definidos pelo Governo do Estado de São Paulo.

Entretanto, o juiz da 4ª Vara Cível de Americana, Gilberto Vasconcelos Pereira Neto, concedeu na terça-feira (26) a liminar para que a unidade reabra. O magistrado aponta que o risco do fechamento dos estabelecimentos por longo período poderia causar um problema “tão grave quanto a pandemia, que é a falta de dinheiro”.

De acordo com o setor de marketing da Kacyumara, a entrada dos clientes foi realizada de acordo com a disponibilidade dos vendedores, que conduziam os compradores até os setores desejados. Não foi permitida a livre circulação dentro da loja.

A administração também ressaltou que está respeitando as distâncias de segurança dentro do local e que há álcool em gel para os clientes utilizarem. Ainda não há um balanço de quantas pessoas foram até a loja neste priemeiro dia, mas o volume de vendas foi considerado bom.

Houve fila na entrada da loja nesta quarta-feira – Foto: Marcelo Rocha / O Liberal

Em entrevista ao LIBERAL na terça, a gerente financeira da empresa, Vanessa Panfilio Almeida Pompermayer, disse que a expectativa para a retomada é de que as vendas fiquem de 20% a 30% abaixo do que era registrado antes da pandemia.

A Kacyumara move outros dois processos para tentar reabrir suas filias no Centro antes do término da atual quarentena neste domingo (31), mas ainda não houve decisão judicial.

A partir de segunda-feira (1º), as cidades de Americana e região poderão abrir comércios e shoppings com restrições, conforme anunciado nesta quarta pelo Governo do Estado. Porém, a flexibilização terá de ser feita pelos prefeitos via decreto.

Podcast Além da Capa
Solidariedade e apoio aos necessitados marcam a luta contra o novo coronavírus (Covid-19) nas periferias da RPT (Região do Polo Têxtil). O LIBERAL visitou moradores do acampamento Roseli Nunes e da favela Zincão, em Americana, e da ocupação Vila Soma, em Sumaré, e observou como eles se unem para enfrentar as dificuldades provocadas pela pandemia. Nesse episódio, o editor Bruno Moreira recebe o repórter André Rossi, que esteve nas comunidades, para repercutir essa apuração.

Publicidade