30 de abril de 2024 Atualizado 09:00

8 de Agosto de 2019 Grupo Liberal Atualizado 13:56
MENU

Publicidade

Compartilhe

COVID-19

Hospital Unimed tem primeiro dia da pandemia sem paciente transmitindo Covid-19 em Americana

Nenhum paciente internado no hospital em Americana está em fase de transmissão; unidade chegou a ter 41 leitos de UTI ocupados

Por João Colosalle

06 de outubro de 2021, às 18h07 • Última atualização em 07 de outubro de 2021, às 11h25

O Hospital Unimed de Americana informou na tarde desta quarta-feira (6) que registrou o primeiro dia sem internação de pacientes em fase de transmissão da Covid-19 desde a confirmação do primeiro caso registrado na unidade, há 18 meses e 6 dias.

“A notícia que divulgamos hoje é a mais esperada dos últimos tempos e desejamos que represente o início de um novo momento, mas reiteramos a importância de seguir com os cuidados e de completar o esquema vacinal, já que a pandemia ainda não acabou”, disse o superintendente de provimento da saúde, Gustavo Quinteiro, por meio da assessoria de imprensa da Unimed.

Ao lado do Hospital Municipal Dr. Waldemar Tebaldi, a Unimed é a principal unidade que tem atendido pacientes com Covid-19 em Americana.

📲 Receba as notícias do LIBERAL no WhatsApp

O hospital particular, que também recebe pacientes conveniados de Santa Bárbara d’Oeste e Nova Odessa, chegou a ter mais de 40 leitos de UTI e 32 de enfermaria disponíveis e totalmente ocupados no pico da pandemia, em junho, o mês mais fatal da pandemia na cidade.

Na ocasião, a unidade considerou o cenário na região como crítico. Ao LIBERAL, revelou, inclusive, que também sofria com a dificuldade com a aquisição de materiais, equipamentos e medicamentos, bem como com a contratação de profissionais.

Nos últimos dias, o número de leitos ocupados de UTI e enfermaria, somados, tem sido menor do que 10. Nesta quinta-feira (6), segundo informações da Prefeitura de Americana, havia 18 leitos de UTI disponíveis e apenas um ocupado na Unimed. Em relação às enfermarias, eram 11 disponíveis e três ocupados.

O cenário da Covid-19 em Americana, entretanto, é dos mais positivos após os picos da pandemia.

O avanço da vacinação fez com que a morte de pessoas não idosas despencasse em setembro – foram apenas dois óbitos de pessoas com menos de 60 anos, segundo dados mais recentes da Prefeitura de Americana.

Nesta quarta, a cidade chegou a 846 mortos pela Covid desde março do ano passado. São 27.397 casos positivos e 26.433 recuperados.

“Agradecemos a todos os colaboradores que trabalharam incansavelmente para tornar essa data histórica realidade: vocês fizeram a diferença neste momento tão delicado”, disse o superintendente.

O hospital diz que desde o início da pandemia tem “mantido uma atuação próxima à imprensa e aos órgãos de saúde municipais para fornecimento de informações e medidas úteis no combate à doença”.

“Entre os meses de junho e agosto, a cooperativa de saúde disponibilizou sua estrutura e equipe para auxiliar a Prefeitura Municipal de Americana na imunização da população contra a Covid-19. Além disso, cedeu camas hospitalares à Prefeitura Municipal de Santa Bárbara d’Oeste para ampliação do número de leitos para tratamento da doença”, informou a Unimed.

Publicidade