30 de abril de 2024 Atualizado 14:37

8 de Agosto de 2019 Grupo Liberal Atualizado 13:56
MENU

Publicidade

Compartilhe

Covid-19

Hospital Municipal ativa mais quatro leitos com respiradores para coronavírus

Usando aparelhos comprados com verba destinada pela Câmara, Secretaria de Saúde ampliou de 26 para 30 o total de leitos de UTI para Covid

Por

23 de junho de 2021, às 07h57

O Hospital Municipal Dr. Waldemar Tebaldi, em Americana, ativou nesta terça-feira (22) mais quatro leitos com respiradores para atendimento de pacientes com o novo coronavírus (Covid-19). Assim, o total de vagas na UTI (Unidade de Terapia Intensiva) para a doença passou de 26 para 30. Foram utilizados os aparelhos comprados com verba destinada pela Câmara.

A prefeitura explicou que esses leitos já estavam disponíveis como reserva para atendimento, mas que diante da alta demanda a Secretaria de Saúde decidiu deixá-los disponíveis. Além disso, alguns aparelhos alugados estão com contrato próximo do encerramento, e com isso os aparelhos em reserva serão usados na totalidade.

Na semana passada, o número total de vagas saltou de 26 para 27 utilizando essa retaguarda que o hospital já dispunha.

A Câmara repassou em março à prefeitura um valor de R$ 700 mil para a compra de 12 kits completos para montagem de leitos de UTI. O recurso já seria destinado aos cofres públicos por meio do duodécimo no final do ano, mas a Câmara optou por adiantar o repasse justamente para atender à demanda crescente provocada pela pandemia.

Ocupação de leitos com respiradores está em 98% em Americana
Considerando os quatro hospitais da cidade com internação Covid, incluindo rede pública e privada, existem apenas dois leitos com respiradores, ambos no Hospital Municipal. A taxa geral de ocupação está em 98%, com 100 pacientes intubados.

Os leitos sem respiradores, que ficam nas enfermarias, têm 108% de ocupação nesta terça-feira, com 99 pacientes.

No Hospital Municipal, estão internadas 74 pessoas. Além das 28 que estão na UTI, há ainda 46 na enfermaria – a capacidade do espaço é de 35 vagas.

No Hospital São Lucas, são 33 internados, dos quais 20 estão em leitos com respiradores. No Hospital São Francisco, há 29 pacientes internados, 13 deles na UTI. O Hospital Unimed acomoda 60 pacientes, dos quais 39 estão em leitos intensivos.

Mais quatro mortes por coronavírus

A Vigilância Epidemiológica informou nesta terça-feira mais quatro óbitos por Covid:

  • Mulher, 61 anos, moradora do bairro Cidade Jardim, portadora de diabetes e hipertensão, que estava internada no Hospital Municipal e faleceu no dia 17 de junho;
  • Homem, 52 anos, morador do bairro Salto Grande, sem informações de doenças preexistentes, que estava internado no Hospital Municipal e faleceu no dia 19 de junho;
  • Mulher, 74 anos, moradora do bairro Vale das Nogueiras, portadora de doença cardiovascular crônica, que estava internada no Hospital Municipal e faleceu no dia 20 de junho;
  • Mulher, 64 anos, moradora do bairro Parque Gramado, portadora de diabetes, que estava internada no Hospital Municipal e faleceu no dia 20 de junho.

O município também teve confirmados 187 novos casos. Com essas atualizações, o quadro geral da pandemia em Americana é de 21.534 infectados, dos quais 20.167 se recuperaram e 638 faleceram.

Publicidade