10 de outubro de 2024 Atualizado 19:06

Notícias em Americana e região

8 de Agosto de 2019 Atualizado 13:56
MENU

Publicidade

Compartilhe

Entrevista

Ex-vereador de Americana, João Jorge é reeleito para terceiro mandato no Legislativo em São Paulo

Político conseguiu mais de 36 mil votos na eleições municipais da capital paulista

Por Cristiani Azanha

10 de outubro de 2024, às 18h43 • Última atualização em 10 de outubro de 2024, às 19h06

João Jorge, vereador de São Paulo pelo MDB - Foto: Divulgação

O ex-vereador de Americana João Jorge (MDB) foi reeleito para seu terceiro mandato na Câmara de São Paulo, após conseguir 36.296 votos no último domingo (6), o que representou 0,63% dos votos válidos na capital paulista.

Atuante na zona leste na maior cidade do Brasil, ele afirmou em entrevista ao LIBERAL que sua missão é continuar trabalhando em prol da mobilidade urbana e outras necessidades do município.

João Jorge contou que a ida para São Paulo ocorreu em 2005, quando ainda fazia parte do PSDB, inicialmente com o objetivo de organizar o escritório político do então vereador Adolfo Quintas, que teve apoio do ex-deputado Vanderlei Macris.

Siga o LIBERAL no Instagram e fique por dentro do noticiário de Americana e região!

Um ano depois, João Jorge foi candidato a deputado estadual pelo próprio PSDB e recebeu 8,5 mil votos somente na capital paulista.

“Surgiu então o convite para ser candidato a vereador na capital. Somente em 2012 tentei a eleição, consegui 13,4 mil votos, mas não consegui o mandato”, relembrou João.

O político esperou por mais quatro anos e, em 2016, conseguiu 42,5 mil votos. Em 2020, João Jorge foi reeleito com 34 mil votos, sendo que atualmente ele é vice-presidente da Câmara de São Paulo.

João Jorge teve mais de 36 mil votos nas eleições 2024 em São Paulo – Foto: Divulgação

“Disputar uma eleição em São Paulo é muito difícil, devido à grande extensão territorial. Para atravessar alguns bairros da capital gasto mais tempo do que ir à casa da minha mãe, no Jardim Lisandra, em Americana”, comentou o político.

Com relação ao segundo turno para a Prefeitura de São Paulo, João Jorge deixou claro seu apoio ao atual prefeito Ricardo Nunes, também do MDB, que tenta a reeleição contra Guilherme Boulos (PSOL).

Experiência

João Jorge destacou a experiência política que teve em Americana, que começou entre fim dos anos 1980 e início dos anos 1990, quando teve um mandato como vereador pelo PDT, na legislatura de 1989 a 1992.

Ainda 1992, ele se filiou ao PSDB e participou do pleito como candidato a vice-prefeito, ao lado de Chico Sardelli, que encabeçava a chapa. A dupla não foi eleita.

Ele ainda foi candidato a prefeito de Americana em 1996 e 2000, bem como candidato a vice em 2004, mas sem conseguir ser eleito.

Atualmente ele é vice-presidente da Câmara de São Paulo – Foto: Divulgação

Para ele, Americana sempre foi um celeiro para grandes políticos e torce para que o prefeito reeleito Chico Sardelli (PL) faça um bom segundo mandato.

“Chico sempre foi obstinado, sempre teve o sonho de ser prefeito e conseguiu. Ele já sofreu várias injustiças às vésperas de outras campanhas. O fato de ele ser reeleito mostra que Chico conseguiu e que está no caminho certo.”

Por fim, João Jorge lembrou dos políticos com os quais conviveu e que marcaram sua trajetória. Além de seu mentor, Vanderlei Macris, destacou os exemplos seguidos dos ex-prefeitos de Americana Ralph Biasi, Waldemar Tebaldi e Carrol Meneghel.

Faça parte do Club Class, um clube de vantagens exclusivo para os assinantes. Confira nossos parceiros!

Publicidade