07 de setembro de 2024 Atualizado 17:33

Notícias em Americana e região

8 de Agosto de 2019 Atualizado 13:56
MENU

Publicidade

Compartilhe

BURACOS

DER diz que falta de drenagem prejudicou asfalto da Ivo Macris

Autarquia e Prefeitura de Americana fazem de "jogo de empurra" quanto à incumbência de fazer a manutenção

Por Gabriel Pitor

19 de março de 2024, às 07h54

Um problema de falta de drenagem prejudicou o asfalto da Estrada Ivo Macris, segundo o DER (Departamento de Estradas de Rodagem). A via, que liga as cidades de Americana, Cosmópolis e Paulínia, passou por recuperação há mais de um ano, porém, conforme o LIBERAL noticiou em janeiro deste ano, a pista já tem pelo menos 50 buracos.

Estrada Ivo Macris está novamente em situação precária – Foto: Marcelo Rocha / Liberal

Ainda de acordo com o departamento, a Prefeitura de Americana tem a incumbência de fazer a manutenção da drenagem da via. Por sua vez, o Executivo americanense disse que o sistema de drenagem é de responsabilidade do DER.

📲 Receba as notícias do LIBERAL no WhatsApp

No início deste ano, o LIBERAL recebeu reclamações quanto às condições da Ivo Macris. A reportagem foi ao local e constatou que o trecho mais prejudicado vai do Museu do Salto Grande até a entrada do Assentamento Milton Santos, em Americana.

Em alguns pontos, os buracos se acumulam e os motoristas precisam desviar, sendo que vários deles chegam a entrar na contramão.

Uma equipe do DER foi ao local, realizou vistoria e preparou um laudo a ser apresentado para a prefeitura. Entretanto, os órgãos se contrapuseram quanto à responsabilidade das manutenções.

Siga o LIBERAL no Instagram e fique por dentro do noticiário de Americana e região!

Manutenção

A autarquia afirmou que realizou reparos solicitados pela administração, mas o Executivo não estava fazendo a manutenção da via.

Por sua vez, a prefeitura apontou problemas na recuperação asfáltica entregue e que o DER precisava solucioná-los antes de qualquer intervenção.

Nesta segunda (18), o departamento avaliou que os problemas do sistema de drenagem foram causados pela vegetação e terra que levaram a um entupimento. “Isso é explicado pela falta de conservação da estrada, de responsabilidade da prefeitura”, apontou.

Faça parte do Club Class, um clube de vantagens exclusivo para os assinantes. Confira nossos parceiros!

“A falta de conservação fez com que a água penetrasse no pavimento, deteriorando-o. Foram constatadas deformações no asfalto. A empresa responsável pela execução do pavimento foi contatada e irá executar os serviços necessários de reparação”, completou.

A Prefeitura de Americana negou que o sistema de drenagem seja de sua responsabilidade e disse que notificou o órgão estadual para que a empresa responsável pela recuperação asfáltica da estrada realize a manutenção.

Publicidade