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CONTRATO

DAE substitui empresa para atendimento ao consumidor

Autarquia optou por não renovar o contrato e proibiu a empresa de participar de licitações por dois anos

Por André Rossi

17 de outubro de 2020, às 08h05

O DAE (Departamento de Água e Esgoto) de Americana substituiu a empresa terceirizada responsável pelo atendimento ao público e portaria após relatos de problemas trabalhistas. A transição ocorreu durante um fim de semana e não houve prejuízo para os consumidores.

No Diário Oficial do dia 7 de outubro, foi publicada a aplicação de multa a empresa KW Lima Serviços, antiga responsável pelo serviço.

O DAE optou por não renovar o vínculo, que terminou em 20 de setembro, e suspendeu temporariamente a mesma de participar de licitações e contratar com a autarquia pelo período de dois anos.

Segundo o superintendente do DAE, Carlos Cesar Gimenes Zappia, a empresa apresentou uma série de “divergência” ao longo do contrato, incluindo problemas com os próprios funcionários.

Foi instaurado uma PAD (Processo Administrativo) para analisar o caso e as justificativas da prestadora de serviço não foram consideradas “satisfatórias”.

“Tinha muitos problemas entre eles, pagamento que atrasou, essas coisas corriqueiras, mas isso é um problema. Não podemos dar continuidade num processo onde tem pendências com os próprios servidores porque o funcionário dele trabalha conosco”, explicou Zappia.

O superintendente esclareceu que estava em andamento o novo processo licitatório, que culminou na contratação da RM Consultoria e Administração de Mão de Obra. A empresa já assumiu o serviço e o contrato é válido por 12 meses, ao custo de R$ 458,5 mil.

Outro lado

A coordenação operacional da KW lima negou que houvesse problemas internos ou atraso de salários e disse que o DAE ainda não efetuou o pagamento de duas notas fiscais de R$ 37 mil.

A empresa afirmou que não tinha conhecimento da multa e da proibição de contratações futuras com o DAE, e que iria checar a situação.

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