05 de agosto de 2020 Atualizado 08:05

8 de Agosto de 2019 Atualizado 13:56
MENU

Compartilhe

Covid-19

DAE de Americana vai testar todos os funcionários para Covid-19

Testes rápidos serão realizados na próxima segunda; até o momento, apenas um funcionário do DAE testou positivo para a doença

Por Marina Zanaki

26 jun 2020 às 16:26

Todos os funcionários do DAE (Departamento de Água e Esgoto) de Americana serão testados para o novo coronavírus (Covid-19). Os testes rápidos serão realizados na próxima segunda-feira (29), das 8h às 15h.

“Por se tratar de um serviço essencial à população de Americana e estar profundamente ligado à saúde pública, o departamento solicitou a testagem de todos os seus funcionários, incluindo os estagiários e os afastados, o que foi um pedido do Prefeito Omar Najar, em função de permitir o planejamento das atividades ininterruptamente”, explicou a prefeitura.

Até o momento, apenas um funcionário do DAE testou positivo para a doença.

Segundo a prefeitura, ele estava afastado desde o início da pandemia, por fazer parte de grupo de risco. Ele apresentou os sintomas há cerca de duas semanas.

CONTRATAÇÃO
O Laboratório Pasteur foi contratado para realização dos testes pelo valor de R$ 70.980

A prefeitura publicou no Diário Oficial desta sexta-feira (26) a dispensa de licitação, com base em legislação federal que ampara a compra de insumos que serão usados no combate ao coronavírus sem necessidade de concorrência.

SETORES
Americana vai comprar 3 mil testes rápidos para coronavírus que ficarão disponíveis para profissionais da saúde e segurança que apresentem sintomas.

Os testes serão destinados a profissionais da saúde em atividade na atenção primária em hospitais, prontos-socorros e unidades de pronto-atendimento da cidade.

Também poderão ser testados trabalhadores da segurança pública em atividade, pessoas com síndrome gripal que morem na casa de um profissional da saúde ou segurança e ainda pessoas a partir dos 60 anos.

Além de fazer parte de um desses grupos, o paciente precisa estar sintomático para ser testado, apresentando quadro respiratório agudo e sintomas como febre, tosse, dor de garganta, coriza ou dificuldade respiratória.