23 de fevereiro de 2024 Atualizado 19:01

8 de Agosto de 2019 Grupo Liberal Atualizado 13:56
MENU

Publicidade

Compartilhe

Americana

DAE abre licitação para construção de quatro reservatórios

Centros ampliarão capacidade de abastecimento em regiões como Praia dos Namorados e São Roque

Por George Aravanis

06 de junho de 2019, às 07h31

O DAE (Departamento de Água e Esgoto) de Americana abriu na terça-feira a licitação para a construção de quatro reservatórios de água. As novas caixas d’água são uma das principais partes do plano para resolver os problemas de desabastecimento na cidade.

O edital ainda não foi disponibilizado no site e a prefeitura não respondeu aos questionamentos do LIBERAL sobre o assunto. Porém, em abril o governo divulgou a construção de cinco novas caixas d’água, com previsão total de gastar R$ 9 milhões nas obras.

Foto: João Carlos Nascimento - O Liberal
Novos reservatórios vão reforçar os atuais e devem melhorar o abastecimento de água em Americana

Os novos reservatórios, metálicos vitrificados, vão reforçar os centros de reservação 8 (São Roque), 10 (São Luiz), 12 (Jardim Brasil) e 13 (Praia dos Namorados). Quando fez o anúncio dessas obras, em abril, a prefeitura também anunciou uma caixa d’água para o Parque Novo Mundo, com 1 milhão de litros. Esse reservatório não é citado entre os quatro listados na licitação aberta nesta terça-feira.

Pela previsão divulgada em abril, os tanques do São Roque, Jardim Brasil e Praia dos Namorados devem ter capacidade para 2,5 milhões de litros cada um, e o do São Luiz, 1 milhão de litros.

Em entrevista anterior, o diretor geral do DAE, Carlos Zappia, disse que uma das situações mais problemáticas é do São Roque. É que a caixa d’água atual, com capacidade para 3,9 milhões de litros de reservação, atende bairros como a Balsa, São Roque, Parque das Nações, Parque Gramado e Jardim Mário Covas.

Atualmente, os 16 reservatórios da cidade têm capacidade para armazenar 35 milhões de litros d’água – o consumo médio diário é de 86 milhões, segundo informado em fevereiro pelo DAE.

Se os novos reservatórios tiverem a capacidade projetada em abril, o sistema de reservação passaria para 43,5 milhões de litros, um acréscimo de 24,3%.

Em paralelo a isso, a prefeitura trabalha na reforma dos decantadores da ETA (Estação de Tratamento de Água), o que também deve ajudar no fornecimento.

Publicidade