30 de junho de 2024 Atualizado 10:24

Notícias em Americana e região

8 de Agosto de 2019 Grupo Liberal Atualizado 13:56
MENU

Publicidade

Compartilhe

PARA A PREFEITURA

Conselho propõe contêineres como alternativa para o CCZ de Americana

Contêineres abrigariam a administração, o setor de operações em animais e a farmácia; sede do centro corre risco de desabar

Por Gabriel Pitor

28 de junho de 2024, às 08h54 • Última atualização em 28 de junho de 2024, às 08h55

O Comsaude (Conselho Municipal de Saúde de Americana) aprovou nesta quarta-feira (26) uma proposta que prevê o uso de contêineres como alternativa para setores do CCZ (Centro de Controle de Zoonoses) de Americana que estão com estruturas danificadas. A ideia agora será levada para a Secretaria de Saúde, que avaliará a viabilidade.

Em maio de 2022, a Defesa Civil do município emitiu um laudo no qual apontou que a sede do centro corre risco de desabar. Segundo o documento, o imóvel está com trincas “profundas” em todos os cômodos e, quando chove, entra água por todo lado.

📲 Receba as notícias do LIBERAL no WhatsApp

Por conta disso, a prefeitura elaborou um projeto que prevê a demolição do prédio onde fica o setor administrativo, além de manutenções nas outras estruturas, como o local onde os animais ficam presos.

Entretanto, para tirar a proposta do papel, o Executivo precisa investir R$ 1,5 milhão. A administração tenta a liberação de uma verba de R$ 500 mil por parte do Governo de São Paulo, recurso oriundo de uma emenda parlamentar do deputado estadual Delegado Bruno Lima (PP). O restante dependerá do caixa da prefeitura, que alega ainda não ter o valor para fazer a obra.

Siga o LIBERAL no Instagram e fique por dentro do noticiário de Americana e região!

Enquanto o montante necessário não é levantado pela prefeitura, o Comsaude propõe o uso de contêineres como alternativa.

Aluguel

A ideia é que sejam alugados pelo Executivo, por meio de licitação, contêineres que abrigariam a administração, o setor de operações em animais e a farmácia.

“Desde 2010 a prefeitura tem respondido um processo sobre as condições do CCZ, porque o local é inadequado, está caindo e tem umidade. O projeto da prefeitura é uma maravilha, mas a gente foi atrás de emendas e parece que elas não vêm no momento. O conselho então sugere, paliativamente, esses contêineres”, disse José Francisco Lembo, presidente do Comsaude.

Faça parte do Club Class, um clube de vantagens exclusivo para os assinantes. Confira nossos parceiros!

Ainda segundo Lembo, a proposta foi votada nesta quarta em assembleia e teve aprovação unânime, inclusive com a presença de três representantes da Secretaria de Saúde. “Com isso, creio que a secretaria irá executar a sugestão da utilização de contêineres”, completou.

Ao LIBERAL, a Secretaria de Saúde destacou que ideia ainda é interna do conselho e que espera receber a proposta aprovada para avaliação.

Publicidade