26 de maio de 2024 Atualizado 12:01

Notícias em Americana e região

8 de Agosto de 2019 Atualizado 13:56
MENU

Publicidade

Compartilhe

EDUCAÇÃO

Americana terá professor mediador de conflitos na rede municipal

Profissional vai atuar junto aos estudantes do 6º ao 9º ano, como parte do “Programa de Educação pela Paz”

Por Rodrigo Alonso

14 de maio de 2024, às 07h49

A rede municipal de ensino de Americana terá um professor mediador de conflito. Ele vai atuar junto aos estudantes do 6º ao 9º ano. A novidade faz parte do “Programa de Educação pela Paz nas Escolas da Rede Municipal”, anunciado pela prefeitura nesta segunda-feira (13).

Segundo a Secretaria Municipal de Educação, esse professor será escolhido pela equipe gestora – direção e pedagogos.

📲 Receba as notícias do LIBERAL no WhatsApp

Ele contará com apoio do psicólogo escolar para uma abordagem coletiva e que promova melhorias no ambiente escolar e na convivência interpessoal. A secretaria vai apresentar o programa aos gestores nesta semana.

Prefeito Chico Sardelli entre o vice-prefeito Odir Dermachi e o secretário Vinicius Ghizini – Foto: Secom/Divulgação

O Programa de Educação pela Paz nas Escolas inclui formação para equipes de supervisão, gestão e coordenação pedagógica; articulação de ações entre as secretarias de Educação, de Saúde, de Assistência Social e Direitos Humanos para acompanhar a política pública no âmbito da saúde mental; promoção da comunicação e transparência das ações; e desenvolvimento de projetos pelas escolas, envolvendo as famílias na melhoria da qualidade de vida dos estudantes.

Siga o LIBERAL no Instagram e fique por dentro do noticiário de Americana e região!

Relações

Na educação infantil, também haverá o Projeto Abraçar, que vai trabalhar o estabelecimento de relações permeadas pela afetividade, autonomia, responsabilidade, domínio pessoal e sentimento de pertencimento. O piloto será iniciado pela Casa da Criança Arapiranga, no Jardim da Paz.

“Precisamos zelar pelas nossas crianças, para que elas cresçam e se desenvolvam em um ambiente saudável, inseridas em uma educação que promova a paz”, disse o prefeito Chico Sardelli (PL).

Faça parte do Club Class, um clube de vantagens exclusivo para os assinantes. Confira nossos parceiros!

O Programa de Educação pela Paz complementa a contratação de psicólogos via concurso público para atuação nas escolas.

A prefeitura cita, ainda, o Núcleo de Segurança Escolar, que compreende a presença a Gama (Guarda Municipal de Americana) nas escolas, nova patrulha escolar, a implantação do Botão do Pânico – tecnologia que permite o acionamento imediato da guarda em caso de emergência – e o treinamento de educadores para atuarem em situações extremas, além da criação de um canal direto e comunicação entre gestores e os patrulheiros.

As notícias do LIBERAL sobre Americana e região no seu e-mail, de segunda a sexta

* indica obrigatório

Publicidade