23 de abril de 2024 Atualizado 17:35

8 de Agosto de 2019 Atualizado 13:56
MENU

Publicidade

Compartilhe

PERDA DE ÁGUA

Americana tem 500 vazamentos na fila para conserto, diz DAE

Segundo a autarquia, são feitos cerca de 80 atendimentos para conserto de vazamentos por dia na cidade

Por Gabriel Pitor

20 de janeiro de 2024, às 08h15

O DAE (Departamento de Água e Esgoto) de Americana tem 500 vazamentos na fila e chega a fazer 80 atendimentos para conserto por dia. A informação foi dada pelo novo superintendente da autarquia, Marcos Morelli, em entrevista ao programa Gold Morning, da Rádio Gold (94,7), nesta sexta-feira (19).

Segundo Morelli, foi feito um aumento na quantidade de equipes para consertar vazamentos. Além disso, técnicos do departamento realizaram uma pesquisa que apontou que de 10% a 12% da água tratada é perdida por conta de rompimentos detectados na rede.

Vazamento na Rua João Martin Milena, no Parque Gramado – Foto: Divulgação

Porém, essa porcentagem pode ser maior, já que devido à dificuldade para monitorar cerca de 1,2 mil quilômetros de rede — distância que daria para fazer 10 viagens de Americana até a cidade de São Paulo — pode haver vazamentos não detectados.

📲 Receba as notícias do LIBERAL no WhatsApp

O DAE estima uma perda total de 45%, considerando também a água utilizada no processo de tratamento, como para limpeza de reservatórios. O índice está acima das médias das regiões Centro-Oeste, Sul e Sudeste, que variam de 36,18% a 37,9%, segundo levantamento mais recente do Instituto Trata Brasil e da consultoria GO Associados.

As regiões mais preocupantes do município são da Praia Azul e do Jardim Boer. “Lá no Boer a rede é muito rasa. O fato de ser piçarra [espécie de rocha usada para aterro] acaba não aprofundando a rede e, quando há muita vibração, em ruas que passam muitos caminhões, a rede rompe”, explicou Morelli.

Faça parte do Club Class, um clube de vantagens exclusivo para os assinantes. Confira nossos parceiros!

Ainda de acordo com o superintende, há outros desafios para conseguir diminuir a fila de vazamentos, como a eficiência do conserto, a qualidade da rede trocada e instalação de válvulas para controle da pressão da água.

No Parque Gramado, um leitor enviou ao LIBERAL uma reclamação de vazamento na Rua João Martin Milena. A via foi recapeada nesta semana pela prefeitura e o problema na rede fará com que ela seja aberta para conserto.

Siga o LIBERAL no Instagram e fique por dentro do noticiário de Americana e região!

Resposta do DAE

Após questionamento da reportagem, o DAE informou que o conserto será realizado até segunda-feira (22). O departamento ainda destacou que foi feito um levantamento prévio nessa rua, que não identificou pontos de vazamento antes de ser feito o recape. Portanto, o rompimento da rede ocorreu durante ou após a obra.

Publicidade