26 de fevereiro de 2021 Atualizado 21:54

8 de Agosto de 2019 Atualizado 13:56
MENU

Publicidade

Compartilhe

DIA ÚTIL

Americana segue Estado e cancela ponto facultativo do Carnaval

Três das cinco cidades da RPT já confirmaram que funcionarão normalmente nos dias 15 e 16 de fevereiro

Por André Rossi

08 fev 2021 às 13:34

A Prefeitura de Americana divulgou nesta segunda-feira (8) que não haverá ponto facultativo do Carnaval em 2021. Assim, todos os setores da administração direta e indireta terão expediente normal nos dias 15 e de 16 fevereiro, data na qual cairia o feriado.

A decisão segue a orientação do Governo do Estado, com o objetivo de evitar aglomerações e conter a disseminação do novo coronavírus (Covid-19).

Receba as notícias do LIBERAL no WhatsApp

Entre as cinco cidades da RPT (Região do Polo Têxtil), Hortolândia e Santa Bárbara d’Oeste também cancelaram o ponto facultativo, enquanto Nova Odessa e Sumaré ainda não se pronunciaram.

“A decisão segue as mesmas determinações do governo estadual, que cancelou os pontos facultativos de Carnaval para que se evite aglomerações e, com isso, diminua as chances de contágio pelo novo coronavírus”, disse a prefeitura, em nota.

“Portanto, os cidadãos que necessitarem dos serviços públicos nesses dias poderão acessá-los regularmente”, reforçou a administração.

O governador João Doria (PSDB) anunciou a suspensão do ponto facultativo no dia 29 de janeiro. No entanto, a medida do Estado, por si só, vale apenas para funcionários de órgãos estaduais, que terão expediente regular nos dias 15, 16 e 17 de fevereiro.

Para valer para os servidores municipais, é necessário que as cidades suspendam o ponto facultativo via decreto municipal.

“Estamos em uma segunda onda da Covid-19. Não é razoável que festividades e encontros venham a ocorrer diante de uma situação tão trágica e tão difícil. Nós, evidentemente, não estamos impedindo, nem poderíamos proibir as pessoas de viajarem. Mas não teremos feriado de Carnaval em todo o estado de São Paulo”, afirmou Doria, na oportunidade.

Dois dias antes, a Acia (Associação Comercial e Industrial de Americana) já havia divulgado que o comércio funcionaria normalmente no dia 16 de fevereiro.

Tradicionalmente, o setor fica fechado nesta data, mas o entendimento de 88,5% os associados é de que os estabelecimentos deveriam atender.

Publicidade