19 de abril de 2024 Atualizado 18:34

8 de Agosto de 2019 Grupo Liberal Atualizado 13:56
MENU

Publicidade

Compartilhe

Americana

Comércio de Americana vai abrir na terça-feira de Carnaval

Decisão foi tomada pela Acia após consulta aos comerciantes

Por André Rossi

27 de janeiro de 2021, às 21h19 • Última atualização em 28 de janeiro de 2021, às 15h39

Entidade ouviu os lojistas da região central e 88,5% deles foram favoráveis a abertura - Foto: Marcelo Rocha / O Liberal_27.11.2020

A Acia (Associação Comercial e Industrial de Americana) divulgou nesta quarta-feira (27) que o comércio da cidade vai funcionar em horário normal na terça-feira de Carnaval, dia 16 de fevereiro. Entretanto, a decisão pode ser revista caso novas restrições sejam impostas pelo Governo do Estado.

Tradicionalmente, o comércio fica fechado nesta data. Porém, neste ano, o entendimento da maioria dos associados é de que os estabelecimentos devem atender normalmente.

De acordo com o diretor da Acia, José Camacho, a entidade ouviu os lojistas da região central e 88,5% deles foram favoráveis a abertura.

“Fizemos uma consulta aos associados e acreditamos que, como as festas carnavalescas estão suspensas, a semana do Carnaval será como uma semana normal, e as lojas deverão abrir”, analisou.

Já o presidente da associação, Wagner Armbruster, ressalta que, oficialmente, o Carnaval não é feriado nacional. A data é considerada ponto facultativo no serviço público federal.

“Apesar da tradição, nem mesmo a terça-feira de Carnaval é considerada feriado. Com exceção a alguns municípios em que há feriado local, na maior parte do Brasil a data é considerada dia útil”, afirmou Armbruster.

“Se não houver nenhuma mudança nas próximas reclassificações do Plano São Paulo que impeça a abertura nesta data, as lojas funcionarão em horário normal”, disse o presidente.

Questionada, a assessoria de imprensa da prefeitura esclareceu que a Acia pode deliberar sobre o assunto, desde que continue seguindo o que determina o Plano São Paulo.

A próxima reclassificação das regiões está agendada para o dia 8 de fevereiro. Americana e região estão na fase laranja.

Podcast Além da Capa
São 11 novos vereadores em Americana a partir deste ano na comparação com a legislatura que terminou em 2020. Falamos sobre o desenho que se apresenta na atuação dos parlamentares e a relação com a pandemia da Covid-19 nesse contexto.

Publicidade