30 de abril de 2024 Atualizado 09:28

8 de Agosto de 2019 Grupo Liberal Atualizado 13:56
MENU

Publicidade

Compartilhe

Covid-19

Americana muda forma de notificação de casos suspeitos

Município vai passar a contabilizar qualquer quadro de síndrome gripal; contudo, eles não entrarão no boletim diário

Por Marina Zanaki

09 de abril de 2020, às 08h26 • Última atualização em 09 de abril de 2020, às 09h44

A Prefeitura de Americana informou que vai mudar as notificações de casos suspeitos do novo coronavírus (Covid-19), passando a incluir qualquer quadro de síndrome gripal da população. Os hospitais do município foram orientados nesta quarta-feira a seguir esse critério.

Clique aqui e se inscreva no nosso canal do Telegram e receba as notícias no seu celular!

Contudo, esses números ficarão em um banco de dados da prefeitura e não entrarão no boletim divulgado diariamente, “uma vez que não são feitos exames, assim como também não deveremos informar esses dados periodicamente”, explicou a prefeitura.

Desde o dia 23 de março, a prefeitura está notificando apenas os casos de internações e de profissionais da saúde. Segundo o município, a medida se deu após o Estado orientar os municípios a coletarem exames apenas de pessoas nessas duas situações para otimizar os testes disponíveis.

Americana tem 44 casos suspeitos, dois casos confirmados e duas mortes provocadas pela Covid-19 na pandemia.

Confira aqui as iniciativas para doação de alimentos e produtos na região e ajude quem mais precisa

A inclusão de pacientes com sintomas leves como suspeitos também foi adotada em Hortolândia nesta terça. Segundo a prefeitura, a medida ocorreu seguindo orientação da Secretaria Estadual de Saúde.

Hortolândia, ao contrário de Americana, está divulgando os casos suspeitos com sintomas leves. Com a mudança na metodologia, o número de suspeitos saltou de 97 na segunda-feira para 171 nesta quarta, um crescimento percentual de 76%.

Desses 171 investigados, 74 estão em isolamento domiciliar aguardando exame; seis estão internados; e 91 são casos leves, sem coleta de exame, e estão em isolamento domiciliar.

Saiba tudo sobre o coronavírus, o que ele provoca e como se prevenir

A pasta estadual foi procurada, mas não comentou a mudança até o fechamento da reportagem. Nova Odessa, Santa Bárbara d’Oeste e Sumaré foram procuradas, mas não explicaram se deve haver mudança na contabilização de suspeitos.

Publicidade