Redescobrindo os pontos turísticos de Americana

De locais do início do século passado até parques em meio à natureza, a cidade possui pontos turísticos para todos os gostos


Americana é muito conhecida na região devido à sua histórica vocação têxtil, iniciada no século 19 com a chegada dos primeiros imigrantes norte-americanos. De lá para cá, a cidade cresceu e se desenvolveu: hoje, com mais de 210 mil habitantes, o município tem um local de prestígio dentro do Estado de São Paulo, tanto que ocupa a 11º posição no ranking de IDHM (Índice de Desenvolvimento Humano), que aponta as melhores cidades para se viver.

Toda essa história secular se faz presente em pontos que, muitas vezes, passam despercebidos durante a correria do dia a dia. A Estação Ferroviária da Companhia Paulista, localizada na Avenida Antônio Lobo, por exemplo, foi inaugurada em 1875. A formação do bairro de Carioba, por sua vez, remonta ao ano de 1889.

Hoje, a cidade atrai pessoas em busca de qualidade de vida, tecnologia e também contato com a natureza. Por isso, o Malas Prontas elencou alguns dos pontos turísticos mais importantes e que possuem muita história para contar para motivar um passeio pelo passado e também presente de Americana.

Que tal convidar sua família para um passeio e montar um roteiro cheio de significado já no próximo fim de semana?

Receba as notícias do LIBERAL pelo WhatsApp. Envie uma mensagem para ser adicionado na lista de transmissão!

1. Mercado Municipal

Que tal começar comendo um delicioso pastel ou se deliciando numa barraca de doces caseiros? O Mercado Municipal, localizado na Rua Anhanguera, no centro da cidade, é um dos pontos mais tradicionais e queridos de Americana. Inaugurado em 19 de julho de 1959, o local foi palco de muitas histórias e frequentado por figuras importantes da política da cidade e da região, como Carroll Meneghel e Waldemar Tebaldi. O Mercadão faz parte da vida de Americana e seus moradores.

2. Igreja Matriz e Basílica Santuário Santo Antônio de Pádua

Ainda pelo centro da cidade é possível visitar a Igreja Matriz dedicada ao padroeiro, Santo Antônio de Pádua, construída em 1897 à base de doações dos fiéis. Por volta dos anos 1950, devido ao crescimento de Americana, foi necessário erguer um templo maior. A nova matriz demorou cerca de 20 anos para ser finalizada e possui estilo neoclássico, com 22 metros de altura, 80 metros de comprimento e 30 metros de largura. Em 13 de junho de 2013 foi elevada ao grau de Santuário Diocesano.

3. Fábricas de Carioba

Um dos berços da sociedade americanense, o bairro de Carioba surgiu após a instalação da tecelagem fundada pelo engenheiro William Pultney Ralston em 1875. Num acordo com a Prefeitura, a Fábrica de Tecidos Carioba foi dividida em 30 galpões usados como locação de pequenas fábricas e, hoje, é considerada um dos patrimônios arquitetônicos da cidade.

4. Avenida Brasil

Retornando para o centro da cidade você pode conferir o principal cartão-postal de Americana: a Avenida Brasil, que chama a atenção devido às majestosas palmeiras-imperiais plantadas ao longo do Córrego do Parque, que nasce no Jardim Botânico. É uma boa pedida para um descanso na hora do almoço ou para uma pausa para um sorvete, já que abriga uma extensa opção de pontos gastronômicos para a família.

5. Jardim botânico e zoológico

Um dos melhores zoológicos do Estado, o Parque Ecológico Municipal “Cid Almeida Franco” se estende por 120 mil metros quadrados. Inaugurado em 12 de outubro de 1984, atrai visitantes e estudantes de toda a região. Ao lado do zoo, na Rua Abrahim Abraham, se localiza o Jardim Botânico Municipal “Prefeito Carroll Meneghell”, com 90 mil metros quadrados e 8.500 mudas de espécies arbóreas nativas e exóticas, perfeito para um passeio em meio ao ar puro.

6. Parque Tio Gága

Para encerrar o passeio em família, que tal um momento de diversão com as crianças? O parque Tio Gága fica na Rua Otaviano Oladio da Silva, no Jardim Glória, e é parada obrigatória para os pequenos que querem se divertir nos brinquedos e ao ar livre. O espaço foi revitalizado por moradores e hoje serve de ponto de encontro das famílias não só de Americana como de toda a região.

Além da Capa, o podcast do LIBERAL

A mobilização em Americana e Santa Bárbara em torno do Carnaval, a festa mais popular do País, é o assunto dessa edição do podcast “Além da Capa”. Ouça:

LIBERAL VIRTUAL Acesse agora