10 de maio de 2024 Atualizado 08:23

Notícias em Americana e região

8 de Agosto de 2019 Grupo Liberal Atualizado 13:56
MENU

Publicidade

Compartilhe

Pelo Brasil

No mês do folclore, turismo cultural é destaque

Gastronomia também é um dos atrativos turísticos mais celebrados durante o mês de agosto em várias partes do país

Por Ministério do Turismo

05 de agosto de 2019, às 16h17 • Última atualização em 05 de agosto de 2019, às 19h54

Com 250 opções registradas para o mês de agosto, o Calendário Nacional de Eventos do Ministério do Turismo é marcado por festivais que fortalecem o turismo local por meio da gastronomia, da cultura e dos negócios.

Em Paraty (RJ), de 15 a 18 de agosto, tem o 37ª Festival da Cachaça, Cultura e Sabores de Paraty e na cidade de Tiradentes (MG), entre os dias 24 de agosto e 1 de setembro, acontece o 22º Festival de Cultura e Gastronomia de Tiradentes. Os chefs mineiros serão as estrelas do evento.

Foto: Everaldo Nascimento / Ag. Pará
Carimbó, dança típica do folclore paraense

Em Icapuí, litoral leste cearense, o 13º Festival da Lagosta, que ocorrerá entre os dias 16 a 18 de agosto, se consolidou como um dos principais eventos do calendário cultural e turístico do Ceará. Nos estados do Norte, é o verão amazônico que chega com a estação da seca e o surgimento das praias fluviais.

Já o inverno continua sendo motivo de festivais neste mês de agosto nas regiões mais frias do país e até no Agreste Potiguar, que deverá atrair 50 mil visitantes de sexta a domingo para a 9ª edição do Festival de Inverno de Serra de São Bento (RN).

O evento agrega cultura, gastronomia e artesanato num projeto de turismo sustentável e regionalização da atividade turística. O objetivo é melhorar a qualificação dos serviços oferecidos e ampliar os meios de hospedagem, contribuindo para o desenvolvimento local.

Em Brasília (DF), por exemplo, ainda tem festa junina, de 9 a 11 de agosto. O Maior São João do Cerrado é uma celebração da cultura nordestina em pleno Planalto Central com a presença de grande público, além de comidas típicas, artesanato e música regional.

Um bom exemplo de turismo de negócios é a Fenasucro e Agrocana, em Sertãozinho, no interior de São Paulo, de 20 a 23 de agosto, com a presença dos principais representantes do setor de açúcar, etanol e bioenergia no país e de mais 43 países.

Publicidade