Sabor e economia com alimentos da safra

Legumes, frutas e verduras colhidos em dezembro têm mais qualidade e preço acessível nos supermercados e feiras – e rendem receitas deliciosas


Não são todas as frutas, verduras e legumes que estão presentes em abundância nos supermercados e hortifrútis pelo País. Devido às safras e momentos ideais de colheita, vários alimentos têm em dezembro seu melhor período para compra, afinal, no período correto, esses produtos chegam às gôndolas mais bonitos, com mais qualidade e também mais baratos.

A última safra do ano conta com muitas frutas cítricas, além de legumes que podem fazer parte de uma bela salada ou mesmo de pratos quentes, por exemplo. O período também traz ingredientes ideais para composição de deliciosas sobremesas.

Pensando nisso, o Mais Sabor separou uma lista de frutas, legumes e verduras que estão em plena safra neste mês, além de trazer sugestões de receitas deliciosas para você preparar em casa utilizando esses ingredientes.

Acerte nas escolhas

Confira quais são as frutas, verduras e legumes que compõem a última safra do ano

FRUTAS. Abacaxi, ameixa, banana-prata, cereja, coco-verde, damasco, figo, framboesa, graviola, laranja-pera, limão, lichia, maçã, manga, maracujá, melancia, melão, nectarina, pêssego, romã, uva;

VERDURAS. Almeirão, cebolinha, endívia, erva-doce, folha de uva, hortelã, orégano, rúcula, salsa, salsão;

LEGUMES. Abobrinha, beterraba, cenoura, cogumelo, pimentão, tomate, vagem macarrão;

Foto: Pilar Alimentos_Divulgação
Espaguete com iscas de carne e legumes variados

Espaguete com carne e legumes

Ingredientes
500g de espaguete
1 kg de isca de carne
600g de acelga em tirinhas
200g de pimentão verde em tirinhas
200g de pimentão amarelo em tirinhas
200g de pimentão vermelho em tirinhas
300g de cebola em tirinhas
300g de cenoura em tirinhas
300 ml de azeite
Sal a gosto
Pimenta-do-reino a gosto

Modo de preparo
Cozinhe o espaguete em água e sal por 6 minutos. Escorra e reserve. Em uma panela com água e sal, cozinhe por 1 minuto a cenoura em tirinhas, escorra e reserve. Tempere a isca de carne com sal e pimenta-do-reino a gosto. Em uma panela com azeite, sele a isca de carne. Insira na panela a cebola, a acelga, os pimentões e a cenoura. Misture o refogado de carne com o espaguete cozido. Se necessário, retifique o sal e a pimenta do reino. Sirva.
Fonte: Pilar Alimentos

Foto: Pilar Alimentos_Divulgação
Torta de limão

Torta de limão com biscoito maria

Ingredientes

Massa
260g de biscoito maria triturado
300g de margarina
400g de farinha de trigo

Recheio
1 kg de leite condensado
200 ml de suco de limão

Merengue
4 claras
225g de açúcar
120 ml de água

Modo de preparo
MASSA. Misture o biscoito triturado com a margarina e a farinha de trigo. Forre a forma e leve ao forno preaquecido a 180°C por 15 minutos. Espere esfriar, desenforme e reserve. RECHEIO. Misture o sumo do limão com o leite condensado e leve à geladeira para gelar por 30 minutos. MERENGUE. Coloque em uma panela a água e o açúcar; e leve em fogo baixo até formar uma caldinha rala. Bata as claras em neve e adicione aos poucos a calda sem parar de bater. Coloque o merengue no saco de confeiteiro e reserve.
Montagem: recheie a torta com o creme de limão. Aplique o merengue sobre o creme e leve ao forno preaquecido até dourar o merengue. Leve à geladeira por 40 minutos e sirva.
Fonte: Pilar Alimentos

Foto: Maria João Cavalheiro_Divulgação
Bolo de pêssego e framboesa

Bolo de pêssego e framboesa

Ingredientes
150g de manteiga amolecida
225g de açúcar
3 ovos
195g de farinha para bolos (com fermento)
30g de amêndoa moída
20 ml de leite gordo
Uma pitada de canela moída
½ vagem de baunilha
900g de pêssegos descascados e descaroçados
200g de framboesas frescas ou congeladas
Açúcar em pó para polvilhar

Modo de preparo
Preaqueça o forno a 180ºC. Unte e forre com papel vegetal uma forma redonda com cerca de 24 cm de diâmetro. Descasque os pêssegos, corte 300 g de pêssego em quadrados e 400 g em gomos grossos para colocar no fundo da forma. Trabalhe a manteiga com o açúcar até que fique um creme suave e esbranquiçado. Abra a vagem de baunilha longitudinalmente e com uma faca raspe as sementes para dentro da mistura de açúcar e manteiga. Junte os ovos previamente batidos, o leite, a amêndoa, a farinha e a canela e bata energicamente por até que a massa fique uniforme. Encha a forma com a massa e disponha os quadradinhos de pêssego e as framboesas, pressionando-os um pouco para dentro. Polvilhe com açúcar em pó. Cozinhe durante aproximadamente uma hora. Deixe que o bolo repouse uns 40 minutos antes de o desenformar. Polvilhe com açúcar em pó ao desenformar ou pincelar com geleia de pêssego. Decorar o bolo com framboesas frescas e acompanhar com chantilly e doce de framboesas.
Fonte: Flagrante Delícia

Foto: Cantinho Vegano_Divulgação
Salada de feijão jalo com almeirão

Salada de feijão com almeirão

Ingredientes
1 xícara (chá) de feijão jalo
1 pé de almeirão
3 dentes de alho
7 colheres (sopa) de azeite de oliva
Sal a gosto

Modo de preparo
Limpe o feijão, lave-o e coloque em uma panela de pressão. Junte 1/2 litro de água e tampe a panela. Leve ao fogo e cozinhe por 20 minutos ou até o feijão ficar macio. Não deixe os grãos desmancharem. Retire do fogo, tire a pressão da panela e abra-a. Escorra o feijão em uma peneira e reserve. Separe as folhas de almeirão, limpe-as e lave-a uma a uma. Seque-as com toalha de papel e corte-as em tiras finas. Reserve. Coloque o feijão em uma tigela e reserve. Descasque os dentes de alho e corte em tiras finas. Coloque o azeite de oliva em uma frigideira e leve ao fogo por 1 minuto. Junte o alho e frite-o, sem parar de mexer, por 1 minuto ou até dourar. Incorpore as folhas de almeirão e refogue, mexendo cuidadosamente, por 1 minuto ou até o almeirão ficar macio, mas al dente. Acerte o sal e retire do fogo. Despeje sobre o feijão e sirva ainda quente.
Fonte: Receitas de Roceiros

Foto: Puxe Uma Cadeira_Divulgação
Pappardelle ao molho funghi  secchi

Pappardelle ao molho funghi

Ingredientes
50g de funghi secchi
1 cebola picada
1 dente de alho picado
1 colheres (sopa) de manteiga
Sal e pimenta a gosto
Tempero verde a gosto
3 colheres (sopa) de requeijão
1 caixa de creme de leite
400g de massa pappardelle
1 taça de vinho branco seco
Água quente para hidratar os cogumelos

Modo de preparo
Lave bem o funghi secchi em água corrente e coloque-o em uma tigela. Acrescente água quente até que os cogumelos fiquem cobertos e deixe-os hidratando por cerca de 30 minutos. Retire-os da água e corte-os em tiras. Reserve a água também. Em uma panela média, refogue a cebola e o alho. Acrescente o funghi e deixe cozinhar bem. Adicione o vinho branco seco e um copo da água que o funghi ficou hidratando. Deixe cozinhar por mais alguns minutos. Acrescente o requeijão e deixe encorpar. Corrija o tempero com sal e pimenta a gosto. Desligue o fogo e coloque o creme de leite. Finalize com temperinho verde. Cozinhe a massa da forma como preferir e sirva com o molho funghi.
Fonte: Destemperados

Foto: Craftlog
Bruschettas de figo

Bruschettas de figo, queijo de cabra e presunto parma

Ingredientes
2 fatias de pão italiano cortadas em grossura média
4 fatias de figos frescos (a parte central da fruta)
2 fatias grandes de presunto Parma
4 folhas de rúcula, sem os cabos
2 fatias de queijo de cabra curado (mais forte e salgadinho)
2 fios de azeite extra virgem
3 colheres (chá) de mel

Modo de preparo
Em uma assadeira, coloque as fatias de pão italiano e, sobre elas, um fio de azeite e o queijo. Leve ao forno médio até que o queijo derreta e o pão se torne crocante. Retire. Sobre cada fatia coloque o Parma, duas folhas de rúcula, duas fatias de figo e regue com mel. Sirva imediatamente.
Fonte: Gastrolândia

LIBERAL VIRTUAL Acesse agora