Receitas para comemorar o Dia Mundial do Chocolate

Neste 07 de julho é festejado o Chocolate Day e o Mais Sabor aproveita essa data deliciosa para te dar ainda mais motivos para consumir essa iguaria


O 7 de julho é certamente uma das datas mais deliciosas do calendário gastronômico mundial. Hoje é celebrado o Chocolate Day ou Dia Mundial do Chocolate. Embora não exista uma unanimidade em relação a escolha da data, acredita-se que marque o início do cultivo do cacau na Europa no século 15. Antes disso, nas Américas, os Maias e Astecas já conheciam a iguaria. Com o passar dos anos, o chocolate ganhou status de iguaria entre as famílias ricas. Já nos EUA, o Dia Internacional do Chocolate é lembrado em 13 de setembro.

Mas o que ninguém tem dúvida é sobre os efeitos do cacau no organismo. O chocolate é um estimulante natural por conta da teobromina, liberando a sensação de disposição e vigor. Também estimula a produção de serotonina, o conhecido hormônio do bem-estar, que além de melhorar o humor, combate a ansiedade e ajuda a “turbinar” o raciocínio.

Enquanto em alguns países acontece a troca de chocolates no 7 de julho, como forma de festejar a data, em outros há quem aproveite para preparar pratos à base de cacau.

A principal dica, seja para o consumo da barra de chocolate ou para uso culinário, é escolher as versões amargas ou meio amargas, que contêm mais cacau e menos açúcar.

Foto: Nestlé_Divulgação
Torta gianduia

Torta gianduia

INGREDIENTES
Massa
1 pacote de Biscoito Negresco® triturado (140g)
2 colheres (sopa) de manteiga

Recheio
3 claras
½ xícara (chá) de açúcar
170g de Chocolate Classic Meio Amargo
1 lata de Creme de Leite Nestlé
½ xícara (chá) de avelã triturada e tostada
1 colher (sopa) de licor de chocolate opcional
1 colher (chá) de gelatina em pó sem sabor

Minitrufas
(para decorar)
½ tablete de Chocolate Nestlé Classic Meio Amargo (85g)
4 colheres (sopa) de manteiga
1 colher (sopa) de licor de chocolate
4 colheres (sopa) de Chocolate em Pó Dois Frades

 

MODO DE PREPARO
MASSA. Em um recipiente misture o biscoito e a manteiga até formar uma massa úmida. Forre com esta massa o fundo de uma forma de aro removível (24 cm de diâmetro), apertando bem para unir a massa. Reserve. RECHEIO. Em uma panela, misture bem as claras e o açúcar e leve ao fogo baixo, mexendo sem parar por cerca de 3 minutos, tirando a panela do fogo por alguns instantes a cada minuto, continuando a mexer, para não cozinhar. Coloque em uma batedeira e bata até a tigela da batedeira esfriar e a mistura dobrar de volume, formando um merengue. Reserve. Em um recipiente, derreta o chocolate em banho-maria, misture o creme de leite, as avelãs e o licor de chocolate, formando um creme. Adicione à gelatina 3 colheres (sopa) de água e leve ao fogo, em banho-maria, para dissolver. Adicione ao creme formado e misture bem. Incorpore delicadamente ao merengue reservado e despeje sobre a massa preparada. Leva para gelar por cerca de 4 horas. Decore com avelãs e sirva a seguir. MINI TRUFAS. Derreta em banho-maria meio tablete de Chocolate Nestlé Classic Meio Amargo (85 g), adicione 4 colheres (sopa) de manteiga, 1 colher (sopa) de licor de chocolate e 4 colheres (sopa) de Chocolate em Pó Dois Frades, até que fique homogêneo. Leve para gelar, modele em formato de trufa (com uma avelã no centro), passe pelo chocolate em pó e coloque sobre a torta no momento de servir.

Dica. Essa torta é um clássico da culinária italiana e traz uma das combinações mais famosas e saborosas do mundo dos doces: chocolate e avelã.
Fonte: Receitas Nestlé_Edu Delfim

Foto: Nestlé_Divulgação
Torta de palha italiana

Torta de palha italiana

INGREDIENTES
250g de Chocolate Classic Meio Amargo em pedaços
2 Leite Moça® (lata ou caixinha)
1 colher (sopa) de manteiga
1 lata de Creme de Leite Nestlé
2 pacotes de Biscoito Tostines Maizena
Raspas de Chocolate Nestlé Classic meio amargo para decorar

MODO DE PREPARO
Em uma panela, coloque o chocolate, o leite condensado, a manteiga e misture bem. Leve ao fogo mexendo sem parar, até que a mistura desgrude do fundo da panela, como no ponto de brigadeiro. Desligue o fogo, acrescente o creme de leite, misture e espere amornar. Reserve. MONTAGEM. Em uma forma redonda de fundo ou aro removível (24 cm de diâmetro), unte o fundo e as laterais com óleo. Coloque uma fina camada de brigadeiro e distribua os biscoitos por todo o fundo da forma. Cubra essa camada de biscoitos com brigadeiro e repita as camadas, finalizando com brigadeiro (reserve alguns biscoitos para decorar). Deixe gelar por 4 horas e desenforma. Decore com biscoitos triturados e raspas de chocolate. Sirva.
Fonte: Receitas Nestlé_Iara Venanzi

Foto: Nestlé_Divulgação
Merengue de chocolate com frutas

Merengue de chocolate com frutas

INGREDIENTES
Merengue
4 claras
1 xícara (chá) de açúcar
1 colher (chá) de amido de milho
3 colheres (sopa) de Chocolate em Pó Nestlé Dois Frades

Recheio
1 ½ xícara (chá) de Leite Líquido Ninho Forti+ Integral
1 colher (sopa) de amido de milho
230g de Chocolate Classic Meio Amargo
Frutas da época, para decorar (figos, uvas sem caroço, nectarinas, ameixa fresca, etc)

MODO DE PREPARO
MERENGUE. Forre uma assadeira grande, de bordas baixas com papel-manteiga de uso culinário e marque um círculo de 22 cm de diâmetro. Em uma panela, misture as claras e o açúcar e leve ao fogo baixo, mexendo sem parar, por cerca de 3 minutos, tirando a panela do fogo por alguns instantes a cada minuto, continuando a mexer para não cozinhar. Transfira para uma batedeira e bata até dobrar de volume e formar um merengue consistente. Misture delicadamente, aos poucos, o amido de milho e o chocolate em pó. Coloque a mistura sobre o papel-manteiga e, com auxílio de uma colher grande, preencha o círculo, abrindo uma cavidade, levemente mais funda, no centro. Leve para assar em forno baixo (160°C), preaquecido, por cerca de 1 hora ou até que esteja seco por fora. Desligue o forno e deixe que esfrie lá dentro, com a porta entreaberta. Coloque em uma assadeira (35 cm de diâmetro), untada com azeite, e leve para pré-assar em forno médio (180°C), preaquecido, por 8 minutos. Coloque o recheio desejado e retorne ao forno para aquecer. RECHEIO. Em uma panela misture Leite Ninho, o amido de milho e o chocolate e leve ao fogo baixo, mexendo sempre, até engrossar. Retire do fogo, espere esfriar, coloque o recheio sobre o merengue já frio e cubra com as frutas.
Fonte: Receitas Nestlé_Iara Venanzi

Foto: Nestlé_Divulgação
Bolo formigueiro

Bolo formigueiro com calda de chocolate

INGREDIENTES
Massa
4 ovos
1 xícara (chá) de açúcar
1 xícara (chá) de Leite Líquido Ninho Forti+ Integral
2 xícaras (chá) de farinha de trigo
1 colher (sopa) de fermento em pó
100g de Chocolate Alpino Black Top picado

Calda
½ xícara (chá) de Leite Líquido Ninho Forti+ Integral
100g de Chocolate Alpino Black Top picado
1 caixinha de Creme de Leite Nestlé

MODO DE PREPARO
MASSA. Em uma batedeira, bata os ovos até obter uma mistura fofa e clara. Acrescente o açúcar, intercalado com o Leite Ninho e bata bem. Desligue a batedeira e adicione a farinha de trigo, aos poucos, mexendo delicadamente. Junte o fermento em pó e o Chocolate ALPINO, passado na farinha de trigo. Despeje a massa em uma forma de furo central (23 cm de diâmetro), untada com óleo e polvilhada com farinha de trigo, e leve ao forno médio (180°C), preaquecido, por cerca de 30 minutos, ou até dourar. Reserve.
CALDA. Em uma panela, coloque o Leite Ninho e o chocolate, e misture até que derreta por completo. Adicione o creme de leite, misture e deixe esquentar. Despeje a calda sobre o bolo, ou se preferir, sirva como uma bebida cremosa e quente junto ao bolo.

Dica. Receita ideal para quem deseja uma opção para o café da tarde, que pode ser acompanhada por um delicioso cafezinho ou chocolate quente.
Fonte: Receitas Nestlé_Marcelo Resende

 

LIBERAL VIRTUAL Acesse agora