Motivos para incluir o ovo na alimentação do dia a dia

Na sexta-feira, dia 11, foi comemorado o Dia Mundial do Ovo, um alimento fonte de proteína, aminoácidos, cálcio, selênio, colina e vitaminas 


O ovo já foi considerado um vilão do colesterol, mas com o avanço das pesquisas, hoje é possível saber que trata-se de um alimento indispensável para a saúde em todas as etapas da vida. Altamente nutritivo, o ovo é um alimento versátil (adequado para todas as refeições, do café da manhã ao jantar) e acessível do ponto de vista financeiro.

De relevância reconhecida, o alimento ganhou inclusive um dia especial, comemorado anualmente na segunda sexta-feira de outubro. E pegando carona no “Dia Mundial do Ovo” é válido destacar as suas propriedades nutricionais e benefícios.

José Francisco Miranda Júnior, gerente de marketing da área de nutrição animal da DSM para a América Latina, lembra que o ovo é classificado como o segundo alimento mais completo – perde apenas para o leite materno. É rico em aminoácidos, cálcio, sódio, iodo, selênio, colina e vitaminas (A, B, D e E).

Foto: Pixabay
O ovo é o segundo alimento mais completo que existe, perde apenas para o leite materno

“A DSM, empresa líder no segmento de aves poedeiras atuando fortemente para a nutrição destes animais, ressalta que a ingestão desse alimento traz benefícios às pessoas de todas as idades ao reduzir o risco de doenças cardíacas, câncer de mama e de enfermidades oculares comuns ao avanço da idade, além de ajudar a promover o crescimento saudável das crianças”, observa José.

Nesse contexto, diz ele, o ovo reúne qualidades nutricionais para assumir posição de protagonismo no combate à fome e à desnutrição. José cita dados do relatório “O Estado da Segurança alimentar e Nutricional no Mundo em 2019”, da ONU (Organização das Nações Unidas), que apontam que a fome na América Latina e Caribe aumentou em 2018, atingindo 42,5 milhões de pessoas.

“Para enfrentar o desafio da subnutrição, os ovos são uma excelente opção por ser um alimento acessível, nutritivo e sustentável do ponto de vista produtivo (baixa emissão). E, levando em consideração que a população mundial deverá aumentar em mais 3 bilhões de pessoas nos próximos 40 anos, a produção de alimentos para todos será um dos grandes desafios globais”, analisa o especialista.
“Os ovos são sustentáveis, acessíveis e são um alimento completo, cuja produção tem baixos níveis de emissões e potencial de alimentar o mundo”, completa.

Foto: Pixabay
Ovos fornecem nutrientes essenciais ao organismo

Alta qualidade nutricional

Confira as qualidades nutricionais e benefícios de cada nutriente dos ovos para a saúde nas diversas fases da vida:

  • FERRO. Necessário ao transporte de oxigênio no organismo, contribui para a produção de energia e ajuda a evitar a anemia.
  • COLINA. É vital para a função de nervos e músculos e promove o desenvolvimento cerebral e função adequada da memória.
  • IODO. É necessário para a produção de hormônios da tireoide e é vital para a função normal da glândula tireoide.
  • VITAMINA A. Importante para o desenvolvimento saudável das células, ajuda a manter pele e olhos saudáveis, na visão noturna e estimula o sistema imunológico.
  • VITAMINA B2. A riboflavina ajuda a manter a saúde da pele e dos olhos.
  • VITAMINA B5. O ácido pantotênico) é importante para o metabolismo, para a liberação de energia dos alimentos e para o desempenho mental.
  • VITAMINA B12. Necessária à formação de hemácias, mantém função adequada do sistema imunológico e ajuda a evitar doenças cardíacas.
  • VITAMINA D. Necessária para a saúde de dentes e ossos, é essencial para a absorção de cálcio pelo organismo e confere proteção contra alguns tipos de câncer e doenças autoimunes.
  • VITAMINA E. Ajuda a manter o sistema reprodutivo, nervos, músculos e a saúde e prevenção de doenças.
  • FOLATO. Necessário para o desenvolvimento e manutenção de novas células, ajuda a proteger contra defeitos congênitos e é especialmente importante para mulheres grávidas.
  • PROTEÍNA. Essencial para a formação e reparação de músculos, órgãos, pele, cabelos e outros tecidos do organismo e é necessária para a produção de hormônios, enzimas e anticorpos.
  • SELÊNIO. Retarda a degradação de tecidos corporais, protege o DNA, as proteínas e gorduras nas células contra danos oxidativos. É importante para a saúde do sistema imunológico e funcionamento da glândula tireoide.
  • LUTEÍNA E ZEAXANTINA. Contribui para manter boa visão, ajuda a reduzir o risco de doenças oculares relacionadas à idade.

Fonte: José Francisco Miranda Júnior_DSM

Fica a dica. Sempre consuma ovos de forma segura. José Francisco Miranda Júnior, gerente de marketing da área de nutrição animal da DSM para a América Latina, lembra que, como qualquer alimento, é imprescindível consumir ovos de origem confiável. “Alguns cuidados necessários com o armazenamento e escolha do produto, como garantir que o alimento esteja fresco e que tenha sido produzido com todos os cuidados necessários”, recomenda.

Omelete recheado especial

Foto: Pixabay
Omelete tradicional com queijo parmesão e cheiro-verde

Ingredientes

  • 3 ovos
  • 1 colher (sopa) de queijo parmesão ralado
  • Sal a gosto
  • Margarina para fritar a omelete
  • Cheiro-verde

Recheio de queijo e presunto

  • 1 colher (sopa) de sobremesa de requeijão cremoso
  • 2 fatias de muçarela picada
  • 2 fatias de presunto picado

Recheio de tomate seco

  • 50g de tomate seco picado
  • 2 fatias de muçarela de búfala picada
  • 1 colher (sopa) de bacon frito picado

Modo de preparo
Em uma tigela bata bem os ovos, o sal e o queijo ralado, não coloque muito sal, pois o parmesão ralado é salgado. Coloque o cheiro-verde quanto baste. Utilize uma frigideira própria para omeletes, passe a margarina com um papel toalha nas 2 partes da frigideira, o suficiente para não grudar na frigideira. Coloque a frigideira no fogo e quando estiver quente despeje a omelete, diminua o fogo e tampe. Deixe fritar até a parte de cima estiver seca e o omelete soltar da frigideira. Vire a omelete, passe o requeijão cremoso sobre a omelete e acrescente o recheio de sua preferência. Dobre a omelete com cuidado para não quebrar e cair o recheio, virando até dourar.

Fonte: Tudo gostoso

LIBERAL VIRTUAL Acesse agora