Manual do suco traz combinações nutritivas

São 26 receitas além de dicas das melhores épocas para a compra de frutas e hortaliças; o livro pode ser acessado, gratuitamente, pela internet


Uma alimentação saudável é baseada nas escolhas corretas. Uma delas é substituir alimentos industrializados por orgânicos a começar pelo suco de caixinha que, apesar de prático, possui grandes quantidades de açúcar e pouca fruta. A melhor opção ainda é o suco natural, feito em casa.

Foto: Divulgação
Livro gratuito traz em suas 44 páginas de conteúdo, 26 receitas e dicas de nutrição

Além de ricos em vitaminais, os sucos naturais são refrescantes, fáceis de preparar e baratos. E para quem pretende sair do habitual suco de laranja, pode experimentar uma das 26 receitas do Manual do Suco desenvolvido pela Codeagro (Coordenadoria de Desenvolvimento dos Agronegócios), da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo. O livro pode ser acessado, gratuitamente, pelo site da coordenadoria no http://www.codeagro.agricultura.sp.gov.br.

Além das receitas de sucos e vitaminas, o manual traz dicas das melhores épocas para se comprar determinadas frutas e verduras; quais as vitaminas presentes em cada uma (identificadas pela cor); dicas de manuseio, higienização; tipos e quantidade de adoçantes possíveis entre outras informações bastante úteis.

 

O que você precisa saber sobre as frutas

COMO ESCOLHER. Na hora da compra, sempre escolha as frutas de casca firme, sem amassados, furos ou manchas. Se preferir sucos de legumes ou hortaliças, fique atento se estão frescos, têm aparência brilhante e viçosa e com a cor uniforme. Certifique-se de que estejam livres de manchas ou rachaduras, pois podem estar estragados ou com vermes.

COMO ARMAZENAR. Quando chegar em casa, mantenha as frutas sob refrigeração até o momento de uso, com exceção da banana. No caso dos legumes e hortaliças, prefira usar no mesmo dia da compra para obter mais dos nutrientes que eles carregam. Caso não seja possível, mantenha-os em sacos plásticos próprios na parte de baixo da geladeira.

HIGIENIZAÇÃO CORRETA. A higienização é essencial para o consumo, pois evita o contato com produtos químicos que podem fazer mal à saúde. Frutas, legumes e verduras devem ser lavados em água corrente, a fim de retirar qualquer resíduo de terra, pequenos insetos ou contaminantes químicos. Depois, deixe-os de molho em uma mistura de 1 colher (sopa) de água sanitária para cada 1 litro de água, durante 30 minutos, e passe pela água corrente novamente.

AÇÚCAR E ADOÇANTES. Como são sucos naturais, o sabor já é doce naturalmente. Porém, se achar necessário, pode adicionar açúcar ou adoçante, a seu gosto. As opções mais saudáveis são o açúcar mascavo, que contém menor valor calórico e fornece boas doses de fósforo e potássio, e o mel, excelente na produção de vitaminas C e B.

Fonte: Manual do Suco

Melhores épocas para se comprar (*)

Frutas Preço baixo
Abacaxi set., out., nov. e dez.
Acerola set. e out.
Banana nanica jan., fev., mar., jul. e ago.
Goiaba fev., mar., abr., mai. e jun.
Manga out., nov. e dez.
Maracujá jan., mar., abr., mai., set. e dez.
Melancia jan., nov. e dez.
Morango ago. e set.
Pera fev., mar., abr. e jul.
Tangerina mai., jun. e jul.
Uva itália e rubi jan., fev., mar. e dez.

Hortaliças Preço baixo
Agrião jul., ago., set. e out.
Alface set., out. e nov.
Repolho ago., set., out. e nov.
Tomate jan., fev., mar. e dez.

(*) Na temporada certa, os alimentos possuem mais nutrientes e os preços estão mais baixos.

Foto: Reprodução The Troasted Root
Suco de acabaxi, couve e hortelã

Suco de abacaxi com couve e hortelã

Ingredientes
½ abacaxi (887g)
4 xícaras (chá) de água filtrada
2 folhas de couve
1 ramo de hortelã

Modo de preparo
Higienize as folhas de couve e hortelã, descasque o abacaxi e corte em fatias. Em um liquidificador coloque o abacaxi, a água, a couve e as folhas de hortelã e bata tudo. Coe o suco e adoce, se necessário.

 

 

 

 

 

 

Foto: Reprodução Melhor com Saúde
Shake de betacaroteno

Shake de betacaroteno

Ingredientes
1 xícara (chá) de mamão papaya
½ cenoura pequena
Suco de 1 ½ limão
1 pote de iogurte congelado (200ml)

Modo de preparo
Corte o mamão em cubos. Higienize e pique a cenoura. Bata todos os ingredientes no liquidificador e sirva em taças decoradas com granola.

Dica. Substitua o mamão por manga ou caqui.

Foto: Freepik
Suco haway

 

 

 

Smoothie haway

Ingredientes
100g polpa de manga
100g polpa de maracujá
1 iogurte natural desnatado congelado (200g)
3 colheres (sopa) de mel

Modo de preparo
Bata no liquidificador as polpas com o iogurte e o mel até ficar bem cremoso.

 

 

 

 

 

 

 

 

Foto: Reprodução Eat This Much
Suco de cenoura, maçã e gengibre: se preferir, coloque 3 galhos de salsinha

Suco de cenoura, maçã e gengibre

Ingredientes
3 cenouras médias (450g)
1 pedaço de gengibre de 1,5 cm
2 maçãs
3 galhos de salsinha
1 litro de água gelada

Modo de preparo
Higienize as cenouras, o gengibre, as maçãs e a salsinha. Descasque o gengibre e reserve. Retire as sementes das maçãs e o excesso de talo de salsinha. Descasque as cenouras e corte-as em rodelas. Em um liquidificador, bata as cenouras, o gengibre, as maçãs, e a salsinha com a água e coe. Adoce, se necessário, e sirva gelado.

Foto: Divulgação
Suco coroa vermelha

Coroa vermelha

Ingredientes
1 cacho médio de uva rubi
2 fatias finas de beterraba
½ goiaba grande
1 litro de água de coco

Modo de preparo
Higienize as uvas, a beterraba e a goiaba. Retire as sementes das uvas e descasque a beterraba e a goiaba. Em um liquidificador, bata as uvas, a beterraba, a goiaba e a água de coco e coe. Adoce, se necessário, e sirva gelado.

LIBERAL VIRTUAL Acesse agora