25 de abril de 2024 Atualizado 23:22

8 de Agosto de 2019 Grupo Liberal Atualizado 13:56
MENU

Publicidade

Compartilhe

Nutrição

Dicas para fazer doce vegano em casa sem perder o sabor

Especialista ensina a substituir ingredientes de origem animal, como leite, manteiga e ovos, no preparo caseiro de guloseimas veganas

Por Valéria Barreira

23 de março de 2020, às 11h51 • Última atualização em 23 de março de 2020, às 11h52

Eliminar alimentos de origem animal do cardápio como os veganos fazem não significa abrir mão do sabor, principalmente das sobremesas que representam uma tentação para muitas pessoas. Pelo contrário, fazendo escolhas inteligentes é possível preparar doces veganos saborosos e ainda saudáveis.

Chocolate em pó, manteiga, leite e ovo são alguns dos ingredientes comumente utilizados em receitas de doces, mas fáceis de serem substituídos por opções veganas. Veja algumas dicas para substituição dos ingredientes elaboradas pela nutricionista da Superbom, fabricante de produtos voltados à alimentação saudável.

Cacau em pó
Os achocolatados comumente utilizados em receitas podem ceder lugar ao cacau em pó, que além de ser vegano, é mais saboroso e rico em ferro, potássio, fósforo, sódio e cálcio. Mas como o sabor do cacau é mais forte, ele deve ser usado em menor quantidade do que o achocolatado.

Banana
Sim, apesar de parecer inusitado, ½ xícara de banana madura amassada substitui um ovo. Por ter sabor marcante, a banana combina mais com receitas de bolos e panquecas. Já em outros preparos uma colher de sopa de bicarbonato de sódio e uma de vinagre branco podem cumprir o papel de um ovo na receita.

Manteiga
Já existem algumas opções de manteigas veganas no mercado brasileiro como a de coco ou de amendoim, sendo está última conhecida também como pasta de amendoim e encontrada pronta em supermercados. A pasta de amendoim harmoniza muito bem com cacau, por isso ambos podem ser combinados em uma única receita.

Leite vegetal
Algumas bebidas vegetais como leite de aveia, de coco e de arroz podem substituir o leite de vaca e até são mais nutritivos. É possível comprar esses produtos prontos em supermercados e empórios ou fazê-los em casa.

Foto: Freepik
O leite de coco é uma opção ao leite de vaca no preparo de receitas doces veganas

Um brigadeiro de colher feito com inhame e um bolo de banana com vários ingredientes funcionais. Duas receitas saborosas para provar que os veganos não precisam abrir mão do sabor.

O brigadeiro de colher é uma ótima opção para uma sobremesa sem lactose. Já o bolo de banana, segundo a nutricionista Bruna Pavão, responsável pela receita, contém especiarias como canela, noz moscada e cravo que também auxiliam no combate a gripes e resfriados, além de ajudarem na digestão e controle do apetite.

Foto: Superbom/Divulgação
O brigadeiro de colher é feito com inhame e leva cacau em pó no lugar do chocolate

Brigadeiro de colher

Ingredientes
2 inhames
3 xícaras de leite de amêndoas
2 colheres de sopa de cacau em pó
½ xícara de açúcar

Modo de preparo
Descasque e corte o inhame, em seguida cozinhe-o no leite de amêndoas até que fique homogêneo. Acrescente o cacau em pó e o açúcar, mexa por cerca de 10 minutos em fogo baixo. Espere esfriar e pronto!

Dica Você pode usar um mixer durante o preparo para que o brigadeiro fique sem grumos.

 

Foto: Superbom/Divulgação
O bolo de banana leva especiarias como canela em pó e noz moscada, além de mel e linhaça dourada

Bolo de banana com especiarias

Ingredientes

1 xícara (chá) de farinha de trigo
1 xícara (chá) de farinha de trigo integral
½ xícara (chá) de mel Superbom
2 colheres (sopa) de linhaça dourada
1 colher (sopa) de canela em pó
1 colher (chá) de cravo em pó
1 colher (chá) de noz moscada em pó
½ xícara (chá) de óleo vegetal
½ xícara (chá) de leite de soja
2 bananas nanicas amassadas
1 colher (sopa) de vinagre de maçã
1 colher (sopa) de fermento em pó
Nozes para polvilhar

Modo de preparo

Em um recipiente, misture as farinhas com o mel, a linhaça, a canela, o cravo e a noz moscada. Em seguida, adicione o óleo, o leite, as bananas e o vinagre. Por último, incorpore o fermento. Misture bem e despeje em uma forma untada com óleo e leve para assar em forno preaquecido (180ºC) por cerca de 30 minutos ou até espetar um palito e este sair limpo. Retire do forno e desenforme morno. Polvilhe as nozes por cima bolo e sirva.

Publicidade