Dicas de cozinha para iniciantes

Para aquelas pessoas que não são tão íntimas das panelas, o Mais Sabor traz dicas de como se dar bem na hora de ir para o fogão


Você é uma daquelas pessoas que adora comer, mas não se dá muito bem na cozinha? Acredite, preparar suas próprias refeições, além de ser mais saudável, pode te ajudar também a economizar no dia a dia, já que ir a restaurantes ou pedir comida por delivery frequentemente pode ser muito caro. Quem mexe com as panelas ainda tem a oportunidade de impressionar alguém especial ou mesmo a família naquele almoço de domingo. O Mais Sabor traz algumas dicas fundamentais para quem quer dar seus primeiros passos na cozinha.

Foto: Pixabay
Seguindo critérios bem simples é possível otimizar o tempo gasto na cozinha

O que pode ajudar

1 – Utensílios básicos
Invista em utensílios comuns à cozinha, como amassadores de alho, boas facas de corte, tábua, alguns potes para misturar ingredientes, colheres de silicone ou de pau, entre outros, são essenciais na hora de cozinhar.

2 – Despensa cheia:
Não há nada mais chato do que iniciar uma receita e perceber que determinado item está faltando, comprometendo o resultado final do prato. Por isso, tente manter em sua casa a alguns itens básicos e versáteis. Dessa forma, as chances de ter que parar durante o andamento do almoço são bem menores.

3 – Lista de compras:
Antes de sair às compras, faça uma lista de tudo aquilo que você precisa comprar no supermercado. Você pode também elaborar uma planilha com os alimentos que pretende preparar nos próximos dias para garantir a compra deles. Programe-se também para comprar os alimentos frescos toda semana, como frutas e vegetais, pois eles costumam estragar mais rápido.

4 – “Mise en place”:
Se você assiste algum reality show culinário, já deve ter ouvido falar nesse termo. Ele significa deixar tudo pré-preparado, ou seja, organizar os alimentos e deixar tudo quase pronto para começar a cozinhar de fato. Deixar os ingredientes separados ou então os legumes higienizados dão uma boa ajuda no preparo dos alimentos.

Fonte: Portal Receitas Gostosas

Foto: Pixabay
Livro de receitas é um aliado das pessoas que gostam de variar o cardápio

O bom e velho livro de receitas
Sabe aquele livro de receitas que a sua vó possui, com pratos dos mais variados? Pois saiba que esse material que parece obsoleto ajuda muito na hora de cozinhar. Você pode fazer o seu próprio livro, procurando por receitas com ingredientes simples, com passo a passo pouco complexo. Com o passar do tempo, essas receitas podem evoluir e logo você ficará expert na cozinha.
Você também pode organizar o livro de receitas por temas (doces, salgados, tortas, bolos, etc) receitas do dia a dia (as preferidas), vitaminas, sucos, molhos… A ideia é cria um material personalizado que atende ao seu estilo de vida.

Não deixe a pia cheia!
Pode parecer bobagem, mas muita gente tem até preguiça de cozinhar simplesmente por ter que lavar a louça depois. Não há como fugir disso, mas algumas dicas que podem facilitar o processo. Se tiver louça na pia antes de começar sua receita, tente lavar antes para que a sujeira não se acumule dando aquela sensação desesperadora de pilhas e pilhas de louça. Durante o preparo das receitas, você também pode ir lavando as tigelas que já usou enquanto espera uma água ferver, por exemplo, assim a bagunça ao final de tudo é menor.

LIBERAL VIRTUAL Acesse agora