Delícias do café da manhã

Omelete, crepioca, minibaguete e sanduíche de pão brioche são opções saborosas indicadas por Aline Gonçalves, especialista da doceria Aline Doces


Começar o dia com um café da manhã caprichado é o primeiro passo para ter energia ao longo de mais um dia de labuta. Pães, frutas e omelete fazem parte da refeição e, mesmo quem tem pouco tempo pela manhã, consegue preparar rapidinho um lanche saboroso e com poucos ingredientes.

Agora, quem tem um pouquinho mais de tempo pode se aventurar em um sanduíche crocante feito com queijo e presunto tostados na chapa/frigideira. E quem ensina o segredo de um bom prato para começar o dia é a Aline Gonçalves, da doceria Aline Doces, que acaba de lançar o novo cardápio da casa com opções de lanchinhos rápidos para o café da manhã.

Foto: Marcelo Silveira_Divulgação
Pão com requeijão na chapa

“As pessoas sempre nos pediam uma sugestão de salgado antes do doce. Tínhamos tortas e pão de queijo. Agora acrescentamos outras opções e ampliamos o horário de funcionamento da loja, agora das 7h às 19h”, comenta Aline.

O cardápio inclui três versões de misto quente, omelete, crepioca e sanduíches, além dos quiches, tortas, pão de queijo e uma infinidade de doces e bolos. O passo a passo de algumas dessas delícias você confere agora!

Pão com requeijão na chapa

Ingredientes
1 pão francês
Requeijão a gosto

Modo de preparo
Corte o pão em dois e passe requeijão nas duas partes. Leve a fatia para tostar na chapa ou frigideira antiaderente com a parte do requeijão para baixo. Deixe tostar por dois minutos até que esteja dourado. Repita o processo com a outra fatia.

Minibaguete

Ingredientes
1 minibaguete
4 fatias de presunto
4 fatias de muçarela
4 rodelas de tomate
3 folhas de alface picado
Requeijão a gosto

Modo de preparo
Faça um corte borboleta na baguete e passe requeijão nas duas faces internas. Comece recheando com a muçarela, depois o presunto, o tomate e finalize com a alface picada. Feche a baguete e sirva com um suco de laranja ou limão.

Dica. Se preferir, substitua o presunto por 4 fatias de peito de peru ou salame (15 fatias).

Foto: Marcelo Silveira_Divulgação
Sanduíche com pão de brioche

Sanduíche

Ingredientes
1 pão brioche
3 fatias de peito de peru
3 fatias de muçarela
2 fatias de tomate Débora
1 folha de alface cortada
Requeijão a gosto

Modo de preparo

Corte o pão ao meio, passe requeijão nas duas fatias e comece a rechear o sanduíche com as fatias de peru, em seguida as fatias de muçarela, o tomate e finalize com a alface. Sirva fresquinho.

Foto: Marcelo Silveira_Divulgação
Omelete com fatias de peru

Omelete

Ingredientes
2 ovos
1 fatia de queijo Minas
3 fatias de peru
Orégano a gosto
1 fatia de tomate (opcional)

Modo de preparo

Bata os ovos com um pouco de orégano e despeje a mistura em uma frigideira antiaderente. Deixe fritar por um minuto e vire a omelete. Coloque as fatias de peru, o queijo misto e feche a omelete. Sirva quentinho.

Foto: Marcelo Silveira_Divulgação
Misto quente

Misto quente

Ingredientes
1 pão francês
3 fatias de presunto
3 muçarelas
2 rodelas de tomate Débora
Requeijão a gosto

Modo de preparo

Faça um corte borboleta no pão e passe o requeijão nas duas faces internas. Coloque as fatias de queijo sobre as fatias de presunto e leve para frigideira de modo a tostar levemente. Recheie o pão com as fatias intercalando cada duas fatias com uma fatia de tomate. Feche o pão e prense para deixar a casca crocante e aquecida. Sirva em seguida.

Foto: Marcelo Silveira_Divulgação
Bolo de churros

Bolo de churros

Ingredientes

Massa
400ml de leite
1 lata de leite condensado
1 colher (sopa) de achocolatado em pó
1 colher (café) de canela em pó
3 xícaras (chá) de farinha de trigo
1 colher (sopa) de fermento em pó
1 colher (chá) de bicarbonato de sódio

Recheio
3 latas de leite condensado
200ml de creme de leite fresco

Modo de preparo

MASSA. Em uma batedeira, misture todos os ingredientes até formar uma massa homogênea. Acrescente o fermento em pó e o bicarbonato de sódio e misture mais um pouco. Despeje a mistura em uma forma para bolo untada com margarina e leve para assar por 30 minutos, em fogo a 200ºC.

RECHEIO. Em uma panela de pressão, coloque as três latas de leite condensado, preencha com água e leve ao fogo por 35 minutos (a contar assim que a panela começar a liberar a pressão). Retire a panela do fogo e abra com cuidado. Retire as latas. Misture o conteúdo de uma das latas de leite condensado cozinho para fazer o mousse de doce de leite, misturando com o creme de leite fresco. Reserve.

MONTAGEM. Corte o bolo em três partes. Preencha uma das partes com o recheio feito a partir das duas latas de leite condensado cozido. Cubra com uma parte do bolo e, em seguida, preencha com o mousse de doce de leite. Cubra com a última parte do bolo e decore com mais mousse de doce de leite e canela em pó.

Crepioca

Ingredientes
2 ovos
1 colher (sopa) de goma de tapioca
Sal a gosto
Orégano a gosto

Modo de preparo
Em um recipiente, bata os ovos com a goma de tapioca, o sal e o orégano até obter uma mistura homogênea. Despeje a mistura em uma frigideira, em fogo médio, e doure os dois lados. Acrescente o recheio de sua preferência e dobre um dos lados da crepioca sobre o recheio.

LIBERAL VIRTUAL Acesse agora