Deixe o cardápio julino mais criativo

Alguns ingredientes, além de deixarem a receita mais gostosa, fazem bem à saúde pois são fontes de antioxidantes e anti-inflamatórios


As festas julinas trazem um cardápio recheado com comidas irresistíveis. A coach nutricional Gabi Lodewijks ensina receita com menos açúcares e gorduras para deixar a festa mais saudável.
Um dos pratos típicos sugerido por ela é a pipoca com tomilho e cúrcuma. “A cúrcuma é um ótimo antioxidante e anti-inflamatório, pode ajudar a diminuir o risco de doença cardíaca, previne e até trata o câncer e também seu consumo é muito indicado para o tratamento e prevenção do Alzheimer”, afirma a coach.

Foto: Luciana Benaduce Figueiredo_MF Press Global
Coach nutricional Gabi Lodewijks ensina versões mais saudáveis de pratos tradicionais das festas caipiras

Outra receita indicada é o arroz doce integral com leite e açúcar de coco. “O arroz integral por não ser descascado nem refinado é mais rico em fibras e vitaminas. O leite de coco tem função antifúngica e antiviral e o leite de amêndoas é indicado para quem quer emagrecer, está controlando o peso ou tem gastrite”, observa.

O açúcar de coco, diz Gabi, contém diversas vitaminas, como as do complexo B, rico em vários minerais, entre os quais o potássio, zinco, ferro e o magnésio, além de ter um baixo índice glicêmico.
Sobre a receita de tapioca com a dupla mais tradicional da culinária brasileira – goiabada com queijo -, a coach disse que a tapioca, por não conter glúten, e se combinada com uma proteína no recheio, auxilia no equilíbrio do índice glicêmico.

Segundo ela, é possível incluir algum tipo de fibra no preparo como chia ou linhaça, ingredientes que ajudam na saciedade e reduzem o índice glicêmico. “Gorduras boas também são ótimas opções, como abacate, castanhas trituradas, óleo de coco e azeite. A goiabada dá um toque e sabor especial”, cita a especialista em gastronomia saudável.

Foto: Luciana Benaduce Figueiredo_MF Press Global
Receitinhas tradicionais de pipoca e arroz doce

Pipoca com tomilho e cúrcuma

Ingredientes
2 colheres (sopa) de óleo de coco
1 ramo de tomilho fresco
1 xícara (chá) de milho para pipoca
Cúrcuma em pó
Pimenta-do-reino a gosto
Sal do Himalaia a gosto

Modo de Preparo
Em uma panela, coloque o óleo e o ramo de tomilho. Deixe refogar, por cerca de 40 segundos. Acrescente o milho de pipoca. Mexa a panela tampada em sentido circular para os grãos não queimarem ou faça na pipoqueira. Deixe no fogo até estourar todo o milho. Depois de pronto, tempere com a cúrcuma, a pimenta e o sal.
Fonte: Gabi Lodewijks, coach nutricional

Arroz doce integral

1 litro de leite de coco ou de amêndoas
1 pau de canela
1 xícara (chá) de açúcar de coco
1 xícara (chá) de arroz integral

Modo de Preparo
Cozinhe o leite de coco junto com a canela e o açúcar até levantar fervura e adicione o arroz. Baixe o fogo e mexa de vez em quando até secar e ver que o arroz já está macio. Para que fique bem cremoso é importante deixar o fogo baixo. Sirva e polvilhe canela.
Fonte: Gabi Lodewijks, coach nutricional

Foto: Luciana Benaduce Figueiredo_MF Press Global
A tapioca ganhou espaço entre algumas das principais receitas de festas julinas

Tapioca com goiabada e queijo

Ingredientes
2 colheres (sopa) de goma de tapioca
Goiabada
Queijo branco

Modo de Preparo
Fazer a tapioca na frigideira anti-aderente e quando estiver pronta rechear com a tradicional combinação de queijo e goiabada.
Fonte: Gabi Lodewijks, coach nutricional

LIBERAL VIRTUAL Acesse agora