Comer chocolate pode ajudar na perda de peso

Há vários bons motivos cientificamente comprovados para comer chocolate todos os dias


Foto: Alimento foto criado por freepik - br.freepik.com
Cerca de 30 gramas da versão composta por, no mínimo, 70% de cacau são suficientes para adoçar a vida

Não é preciso comer uma caixa de bombom inteira para contar com os benefícios do chocolate. Cerca de 30 gramas da versão composta por, no mínimo, 70% de cacau são suficientes para adoçar a vida e obter doses diárias de flavonoides, antioxidantes e polifenóis que fazem bem à saúde.

Há vários bons motivos cientificamente comprovados para comer chocolate todos os dias. Para começar: que ele faz bem à saúde, não resta dúvidas. O chocolate possui flavonoides que reduzem o risco de doenças cardiovasculares, propiciam melhora do fluxo sanguíneo, reduzem a pressão arterial e melhoram os níveis de colesterol ruim. O cacau ainda contém antioxidantes que previnem o envelhecimento da pele.

Além disso, comer chocolate pode ajudar na perda de peso. Os ácidos fenólicos presentes no cacau podem ajudar no processo de emagrecimento. Estas substâncias interferem na produção da leptina, o hormônio da saciedade, e ainda queimam mais calorias. Outra pesquisa sugere que o cacau pode inibir o organismo a estocar gordura.

Para as mulheres
E, para quem ainda tinha dúvidas, as mulheres sentem mais vontade de comer chocolate no período pré-menstrual. Isso porque o chocolate estimula a liberação de serotonina e dopamina, neurotransmissores que costumam apresentar alterações neste período, provocando cansaço, ansiedade e tristeza. O consumo de chocolate também é bom para reduzir processos inflamatórios.

Mito parcial
Não existem comprovações científicas de que o chocolate seja viciante. No entanto, o doce contém substâncias que estimulam a produção de serotonina, promovendo sensações de bem-estar e prazer que poderiam levar ao consumo em excesso.

Atenção
Não é qualquer tipo de chocolate que promove benefícios para a saúde. O ideal é consumir, diariamente, cerca de 30 gramas de chocolate do tipo amargo, com concentração de 50 a 70% de cacau. O doce comum, ao leite, possui maior teor de gordura e deve ser consumido apenas ocasionalmente.

LIBERAL VIRTUAL Acesse agora