Aumente o consumo de couve na dieta

Fonte de vitaminas A, C e do complexo B, a couve é um alimento de bom valor nutricional, pois também fornece cálcio, fósforo, magnésio e potássio


Refogada, crua em saladas ou nos sucos, a couve é fonte de vários nutrientes, entre os quais cálcio, fósforo, magnésio, potássio e vitaminas A, C e do complexo B. Além disso, ela é rica em fibras importantes para o bom funcionamento intestinal. Para estimular o consumo da hortaliça, a Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo divulgou duas receitas fáceis de fazer. Uma é o tão badalado suco verde, de grande importância para desintoxicar o organismo, e a outra é o charuto de couve.

Foto: Divulgação
Charuto de couve com carne moída 

Charuto de couve

Ingredientes
Arroz
1 dente de alho médio
1/2 cebola pequena
1/2 colher (sopa) de óleo
1/2 xícara (chá) de arroz
1/4 colher (chá) de sal
1/2 xícara (chá) de água (120ml)

Carne
1 dente de alho médio
1/2 cebola pequena
1 ramo de hortelã
1/2 ramo de salsinha
1/2 colher (chá) de noz-moscada
1/2 limão
125g de carne moída
1/2 colher (chá) de sal

Molho de tomate
1/2 cebola pequena
1 dente de alho médio
6 tomates pequenos
1 xícara (chá) de água
1 colher (sopa) de azeite
1 e 1/2 colher (chá) de sal

Montagem
1 maço de couve pequeno

Modo de preparo
ARROZ. Descasque, lave e pique o alho e a cebola. Em uma panela pequena, doure o alho e a cebola no óleo. Acrescente o arroz e o sal e refogue. Coloque a água e deixe cozinhar por apenas 5 minutos, para que o arroz fique pré-cozido. CARNE. Descasque, lave e pique o alho e a cebola. Lave e pique as folhas de hortelã e a salsinha. Rale a noz-moscada. Lave e esprema a metade do limão e reserve seu suco. Em um refratário, coloque a carne e tempere-a com os ingredientes o alho, a cebola, a hortelã, a salsinha, a noz-moscada e o suco de limão. Deixe-a curtindo por 15 minutos em geladeira. MOLHO DE TOMATE. Descasque, lave e pique a cebola e o alho. Coloque os tomates em água fervente por alguns segundos para despelá-los. Corte-os ao meio e bata no liquidificador junto com a água e reserve. Em uma panela, aqueça 1 colher (sopa) de azeite e doure o alho e a cebola. Acrescente o molho e deixe no fogo por aproximadamente 10 minutos. MONTAGEM. Lave as folhas de couve e coloque-as em água fervente por aproximadamente 3 minutos. Corte as folhas ao meio. Misture a carne e o arroz. Abra a folha de couve e porcione pequenas quantidades de arroz com carne sobre cada folha e enrole-as formando charutos. Espete palitos de dente para fechá-los. Em uma panela grande, disponha os charutos e espalhe sobre eles o molho de tomate. Deixe o molho terminar de apurar enquanto cozinha os charutos.

Rendimento: 8 porções

Foto: Divulgação
Suco verde: alface, hortelã e água de coco

Suco Verde

Ingredientes
3 folhas de alface
4 ramos de hortelã
1/2 limão
1 xícara (chá) de água
2 xícaras (chá) de água de coco

Modo de preparo
Lave, higienize as folhas de alface, a hortelã e o limão. Esprema o limão e reserve o suco. Em um caneco, coloque a água e as folhas de hortelã, leve ao fogo, espere ferver e reserve. Em um liquidificador, coloque as folhas de alface, o suco de limão, a água de coco e o chá da hortelã sem coar e bata bem. Sirva gelado.

Rendimento: 3 porções de 240 ml

LIBERAL VIRTUAL Acesse agora