25 de abril de 2024 Atualizado 23:44

8 de Agosto de 2019 Grupo Liberal Atualizado 13:56
MENU

Publicidade

Compartilhe

Saboroso

Aproveite o carboidrato do milho

O Dia Nacional do Milho foi comemorado recentemente e a nutricionista Graciela Vargas aproveitou a data para citar as propriedades nutricionais

Por Leslie Cia Silveira

02 de junho de 2019, às 08h40

Além de o mês de junho ter aroma de milho por conta das festas juninas e quermesses, recentemente o alimento ganhou espaço nas rodas de conversa sobre culinária por conta do Dia Nacional do Milho, que foi comemorado na semana passada (24/05). A versatilidade do alimento para incrementar as receitas e os valores nutricionais são bons motivos para incluir o ingrediente no cardápio.

“O milho auxilia na redução de colesterol, fortalece o sistema imunológico e é considerado uma grande fonte de carboidrato”, explica a nutricionista Graciela Vargas. A especialista cita ainda que o milho é um alimento umami (um dos cinco gostos básicos percebidos pelo paladar). A dica do Comitê Umami para saborear esse ingrediente é o creme de milho preparado com alho, salsa, manteiga e creme de leite. A receita fica pronta em 20 minutos e pode servir até seis pessoas. Confira o modo de preparo também de uma versão de creme de milho com requeijão e queijo.

Foto: Comitê Umami_Divulgação
Creme de milho com creme de leite

Creme de milho simples

Ingredientes
1 lata de milho-verde cozido no vapor, escorrido (285g)
250ml de leite
2 colheres (sopa) de manteiga sem sal
1 cebola pequena picada
1 dente de alho espremido
1 colher (chá) de sal
1 lata de creme de leite sem o soro
1 colher (sopa) de salsa picada

Modo de preparo

Separe 3 colheres (sopa) do milho escorrido e reserve. No copo do liquidificador, coloque o milho restante e o leite e bata até ficar homogêneo. Em uma panela média, adicione a manteiga e leve ao fogo médio até derreter. Junte a cebola e o alho e refogue-os por 1 minuto ou até a cebola murchar. Acrescente a mistura de milho batido, o sal e cozinhe, mexendo sempre, até obter um creme encorpado. Adicione o creme de leite, o milho reservado e deixe aquecer. Retire do fogo, finalize com a salsa e sirva em seguida.
Fonte: nutricionista Graciela Vargas_Comitê Umami

Foto: Queijos Regina_Divulgação
Creme de milho com queijo

Creme de milho e queijos

Ingredientes
1 lata de milho em conserva
4 colheres (sopa) de Requeijão Tradicional Regina
2 xícaras (chá) de Queijo Prato Regina ralado
1 colher (sopa) de Manteiga Regina
1/4 de cebola picadinha
1 dente de alho cortadinho
Sal a gosto

Modo de preparo
Refogue a cebola e o alho na manteiga. Quando estiverem dourados, acrescente o milho em conserva, sem a água. Junte o requeijão. Misture bem, retire do fogo e bata no processador de alimentos ou liquidificador, até virar um creme. Despeje o creme em pequenos potinhos ou em uma travessa que possa ir ao forno. Em seguida, rale queijo prato sobre o creme e coloque no forno para gratinar por 15 minutos.
Fonte: Queijos Regina_Blog o que tem na geladeira hoje

Publicidade