27 de abril de 2024 Atualizado 21:21

8 de Agosto de 2019 Grupo Liberal Atualizado 13:56
MENU

Publicidade

Compartilhe

Revista L - Educação

Qual o nível de ensino mais importante na vida do aluno?

Diretor pedagógico do Antares explica porque os primeiros anos são importantes

Por Redação

30 de novembro de 2022, às 20h50 • Última atualização em 30 de novembro de 2022, às 20h51

Os primeiros anos de escola são decisivos para a aprendizagem futura dos alunos.JPG

A Na Educação Básica, a vida escolar do aluno começa na educação infantil e termina no Ensino Médio. Posteriormente, os estudos podem se desenvolver até a fase adulta e, dependendo da profissão/ocupação e dos interesses pessoais, desenvolver-se indefinidamente. Na educação em geral, é comum encontrarmos defensores da ideia de que os níveis correspondentes às séries mais elevadas são mais importantes.

Nesse imaginário, somente quando o filho estiver maior, geralmente no ensino médio, valerá a pena investir em escola mais qualificada e com maior cobrança por aprendizagem. No entanto, as teorias e os fatos se contrapõem a essa lógica.

A aprendizagem é o empreendimento mais difícil na vida de uma pessoa e possivelmente o mais complexo na construção de uma sociedade. Não há fórmulas, programas, métodos e/ou soluções fáceis; é um continuum que se inicia antes mesmo do nascimento da criança e a acompanha por toda a vida, em todos os lugares. Em outras palavras, o acesso à cultura e ao conhecimento científico elaborado e a construção de uma vida baseada no conhecimento exigem investimento de tempo, dinheiro e esforço. Trazendo para o campo escolar, mesmo considerando a relevância de todas as faixas etárias e níveis de ensino, é consenso que os primeiros anos de escola são decisivos para a aprendizagem futura dos alunos.

Nos anos iniciais, com o cérebro em formação e com plasticidade e fluidez para se adaptar a diferentes situações de aprendizagem, os ganhos no processo de aprender são imensos. A aprendizagem das crianças pequenas não resulta apenas em aquisição de conteúdo e formação de conceitos; vai além, diz respeito à modelagem da própria estrutura cognitiva, que, uma vez desenvolvida, servirá de base para novas aprendizagens. Por isso, algumas habilidades são mais fáceis e simples para crianças do que para os adultos, que apresentam estruturas cognitivas rígidas. Continue a leitura do artigo no site do Antares: www.antaresamericana.com.br 

Colégio Antares
Educação Infantil, Fundamental, Novo Ensino Médio, Pré-Vestibular e Profissional

  • Antares Unidade 1
    Telefone: (19) 3461-5647
    Endereço: Rua Icaraí, 100 – Jd. Ipiranga
  • Antares Educação Infantil
    Telefone: (19) 3461-5647
    Endereço: Av. Iacanga, 789 – Jd. Ipiranga
  • Antares Unidade 3
    Telefone: (19) 3461-5647
    Endereço: Av. Armando Salles de Oliveira, 1369 – Jd. Ipiranga

Site: antaresamericana.com.br
Facebook: /FaecColegioAntares
Twitter: /antaresfaec
Instagram: /antaresamericana
Linkedin: /colégio-antares

Publicidade