Chá de cozinha surge repaginado

Chá bar, chá de panela ou cozinha, chá lingerie e até chá reforma: um deles vai atender às suas necessidades; conheça a diferença entre cada um


Foto: Adobe Stock
No chá de panela ou cozinha amigas e madrinhas se reúnem para uma confraternização, e a noiva aproveita para equipar a casa

O chá de panela ou cozinha é um dos eventos mais tradicionais. É nesse momento em que as amigas e madrinhas se reúnem para uma confraternização, e a noiva aproveita para equipar a casa com itens úteis no cotidiano. Nos últimos anos, o chá bar se tornou o queridinho, pois une também os amigos do noivo na festa, deixando o evento mais eclético – inclusive em relação a variedade de presentes.

De acordo com a assessora de eventos Valéria Nascimento, o chá bar e o chá de cozinha funcionam como um “aquecimento” para o dia da cerimônia de casamento. “O chá bar é o mais utilizado justamente porque todo mundo pode participar e as brincadeiras acabam envolvendo mais o casal, não só a noiva”, aponta. “Além de utensílios de cozinha, os noivos ganham itens mais despojados para a casa”.

Mas como planejar um evento desses? Valéria cita que os chás são organizados por amigas, parentes ou até mesmo madrinhas da noiva. Podem ocorrer tanto na casa da noiva ou de alguma amiga ou padrinho, mas alugar um salão ou uma chácara, por exemplo, pode ser uma boa saída. “O importante é que seja um local confortável, que acomode todo mundo e que tenha espaço para a realização das brincadeiras”.

Quem tiver oportunidade e quiser investir um pouco mais no chá bar (ou de cozinha) pode até mesmo contratar empresas especializadas nesse segmento, que levam diversos tipos de atrações para a confraternização – de drag queen’s até gogo boys – para fazer a animação. “Um budget maior também permite a contratação de um buffet para servir os convidados, mas comprar quitutes em uma rotisserie também é válido”, aponta Valéria.

Para presentear no chá de cozinha, opte por vasilhas de vidro ou plástico, colheres de pau, plástico ou metal, lixeirinhas, forma de bolo de silicone, panos de prato, etc. No chá bar, entram as coqueteleira, balde e pegador de gelo, kit vinho, tábua de cortar carne, kit churrasco, entre outros produtos.

Itens para chá de cozinha

Sugestões para chá bar

Foto: Divulgação
O chá de lingerie está em alta

Chá lingerie está em alta

Como o próprio nome sugere, em vez de utilidades domésticas, a noiva ganha peças de lingerie. “O chá de panela é o mais tradicional, mas quem já tem casa montada ou que quer escolher os próprios utensílios da casa pode optar pelo chá de lingerie”, explica a assessora de eventos Valéria Nascimento.

Esse é um bom momento para as amigas entregarem presentinhos mais sensuais para a noiva, que não serão utilizados apenas na noite de núpcias, mas também no dia a dia da mulher. Antes de sair comprando as peças, no entanto, é interessante conhecer não só o gosto da noiva, como também o tamanho que ela veste, para minimizar os erros e evitar trocas desnecessárias.

Chá reforma é novidade

O chá reforma é a novidade do momento e ajuda o casal a repaginar o lar doce lar. De acordo com a wedding planner Jamila Santana, o chá reforma é uma ótima ideia para noivos que querem transformar o lar ou mesmo àqueles que preferem usar o budget para a construção da casa nova.

“Taças, pratos e liquidificadores dão lugar ao cimento, azulejos e serviços específicos, que devem ser pensados com carinho para que a residência fique aconchegante e tenha a cara dos noivos”, destaca Jamila.

O ideal é que a decoração da recepção tenha elementos desse universo, contendo cones, capacetes de obra, tijolos como porta-guardanapos e até mesmo os quitutes podem vir com placas de trânsito decorativas ou um caminhão-pipa de enfeite em cima do bolo. A criação de uma lista de presentes online facilita, para que nenhum convidado precise entregar sacos pesados no dia da confraternização.

O casal estipula cotas, mas em vez de incluir um faqueiro ou um jogo de roupa de cama, eles colocam itens de alvenaria, marcenaria, acabamento…

Foto: Divulgação
O ideal é que a decoração da recepção tenha elementos desse universo

Dicas para organizar o seu estilo de chá

LOCAL. Escolha um ambiente adequado para receber todos os convidados com conforto;

HORÁRIO. Geralmente esses eventos ocorrem nos finais de semana, mas não existe uma regra. Pense apenas em um horário bom para a maioria dos convidados;

CONVIDADOS. Chame as pessoas mais próximas, mas você também pode utilizar a lista de casamento para incluir alguns nomes;

PRESENTES. É interessante fazer uma lista de presentes e deixá-la disponível em alguma loja especializada ou mesmo na internet ou até no WhatsApp se você decidir criar um grupo;

DECORAÇÃO. Deve seguir o perfil do casal, mas vasinhos com flores ajudam na composição. Lembre-se de separar um local para as lembrancinhas e uma mesa de doces.

LIBERAL VIRTUAL Acesse agora