Cardápio da festa

Das entradas aos doces, tudo precisa ser pensado para agradar aos noivos e convidados


Foto: Paula Higa - Divulgação
Bolos decorativos são os mais clássicos e glamourosos, deixando a mesa principal dos doces mais elegante [Aline Bolos & Doces]
Parte importante da festa de casamento, o buffet pode ser um grande desafio para os noivos, afinal, não é fácil escolher um cardápio completo que agrade a todos os convidados e torne o momento ainda mais inesquecível. Das entradas até os doces, passando pelo prato principal, bebidas e o bolo, tudo precisa ser pensado com muito cuidado.

Para Kelly Patrícia Gasparini, proprietária do Grand Chef Buffet, uma dica importante é montar o buffet apropriado com base no horário em que o casamento está marcado. “A estação do ano e o clima na data do evento podem interferir nos itens do cardápio”, explica. Além disso, segundo a especialista, é interessante dar opções aos convidados vegetarianos ou veganos. “Atender às diversidades está na moda e agrada a todos”, diz ela.

Para os noivos que não gostam de se arriscar e preferem servir um cardápio mais clássico, o ideal é apostar em um buffet bem apresentado e de boa qualidade, segundo Silvana Rovina, gourmand do Silvana Rovina Buffet. “Um cardápio com três tipos de salada, uma carne vermelha, uma carne branca, uma massa e algumas guarnições, como legumes na manteiga, por exemplo, atende a todos os públicos e ninguém sai insatisfeito”, aponta Silvana.

O mesmo vale para o bar e os doces da festa. “Existe uma infinidade de doces, mas alguns são unanimidade e agradam todo mundo, como os brigadeiros”, completa a doceira Kátia Lobregat. Nas bebidas, também há várias opções. “Das caipirinhas até bebidas mais sofisticadas, como gin tônica ou aperol, tudo depende da carta escolhida pelos noivos”, recomenda Rodrigo Combinatto, da JR Bartender.

O que servir

As entradas cumprem um papel importante no buffet: ajudam a abrir o apetite, enquanto tranquilizam os mais “famintos”. O ideal é ter sugestões suficientes para todos os gostos e serem servidas nos primeiros 30 minutos da recepção, enquanto os convidados vão encontrando seus lugares.

“Camarão na moranga, dadinho de tapioca com geleia de pimenta e brandade de bacalhau são alguns dos pratos mais pedidos”, aponta Kelly Patrícia Gasparini, proprietária do Grand Chef Buffet.

Já segundo Silvana Rovina, os finger food, como bobozinho de camarão e escondidinho, servidos em ramequins, são sempre ótimas opções. “Enquanto isso, o mix de salgadinhos tradicionais agrada todo tipo de paladar”, ressalta.

Foto: Divulgação
Entradas servidas nos ramequins são perfeitas como brandade de bacalhau ou escondidinho [Grand Chef Buffet]
Foto: Daniela Maiumi_Divulgação
Porções individuais, criativas e deliciosas são indispensáveis nas melhores recepções [Gi Salles Requinte Buffet]
Foto: SMH Fotografia
Frios ou salgadinhos variados são entradas que todos aprovam [Gi Salles Requinte Buffet]
Foto: Raul de Godoy - Divulgação
Entradas mais sofisticadas incluem frutos do mar e camarões empanados [Silvana Rovina Buffet]
Foto: Divulgação
Canapés compostos por um pequeno pedaço de pão, massa folhada ou biscoito, são opções saborosas [Grand Chef Buffet]

O prato principal

Depois das entradas servidas, chega a hora de apresentar o almoço ou jantar.

Aqui, são várias opções de pratos, dependendo do horário e do estilo do casamento. Segundo a gourmand Silvana Rovina, são tradicionais os casamentos em que são servidos pratos mineiros, comida de boteco, jantares italianos, entre outras opções.

A novidade fica por conta de buffets voltados para casais ou convidados veganos ou vegetarianos. “Tomates confit, cracker integral com homus, chips de beterraba com vegetais, antepastos de berinjela, nhoque ao molho pesto, espaguete de abobrinha, gaspacho e strogonoff de soja estão no cardápio”, explica Kelly Patrícia Gasparini, proprietária do Grand Chef Buffet.

Pratos sofisticados, como salmão ao molho de maracujá, ceviche de salmão e moqueca de frutos do mar são opções para quem busca um evento diferenciado.

Minha carta de bebidas

“Não dá mais para imaginar uma boa festa de casamento sem um bar interessante”, aponta o barman Juka, do The Brother’s Bar. Realmente, o bar é presença mais que especial na recepção e ajuda a dar aquela animada na festa, seja com uma carta mais rebuscada (com gin tônica, aperol, uísque, etc), ou mais em conta (com caipirinhas e saquerinhas, por exemplo). “A escolha dos drinks vai muito do gosto de cada cliente e varia muito de uma festa para outra”, diz Rodrigo Combinatto, da JR Bartender. Mas, mesmo assim, a gin tônica é uma bebida que está muito em alta. “O moscou mule, antes servido apenas em festas muito elitizadas, hoje também está mais acessível”, ressalta Juka. Mesmo as caipirinhas, tão tradicionais, ganharam versões ‘gourmet’, como a caipirinha de uva com rúcula e a de morango com pimenta e canela.

Tendências em doces

Foto: Marcelo Rocha - O Liberal
Os docinhos de casamento são uma delícia à parte e ficarão na memória; uma boa opção é apostar nas receitas mais tradicionais, que todo mundo ama [Kátia Doces]
A “saideira” da festa, os doces e bolos serão aqueles sabores que vão ficar na memória dos convidados, por isso, é importante focar em opções saborosas, mesmo as receitas mais simples. “Os brigadeiros ‘gourmet’, com cereja, frutas vermelhas ou amendoim, por exemplo, ou opções de doce de leite com amendoim e chocolate com leite ninho, entre outros, são deliciosos”, garante a doceira Kátia Lobregat.

Já quem busca algo mais rebuscado, pode apostar em sobremesas com cream cheese, tendências da temporada, como os mini-cheesecake. “Quem não quer gastar muito com os doces da festa, o ideal é escolher mesclar doces mais tradicionais com alguns mais finos”, indica Aline Gonçalves, da Aline Bolos & Doces.

Já o bolo do casamento depende muito do gosto dos próprios noivos. “Bolos de chocolate ainda são maioria para casamento do que os bolos brancos – principalmente nas cerimônias de casais mais jovens, já que é um sabor unânime”, explica Aline. Uma novidade, no entanto, é substituir o tradicional bolo de casamento pelo brownie com sorvete de creme e calda de cranberry servido em taças. “É elegante e fica um charme”, garante Kelly Patrícia Gasparini, proprietária do Grand Chef Buffet.

Foto: Marcelo Rocha - O Liberal
O bolo de casamento é sempre um dos destaques da festa e deve representar bem a cerimônia e o casal [Kátia Doces]
Foto: Divulgação
O camafeu é um dos doces mais tradicionais e pedida quase obrigatória nas festas de casamento [Aline Bolos & Doces]
Foto: Paulo Pedron - Divulgação
Os naked cakes, que já eram uma tendência no ano passado, continuam com força nesta temporada [Aline Bolos & Doces]
Foto: Divulgação
Para quem pode investir um pouco mais no buffet, o céu é o limite na hora de escolher quais docinhos servir – opções não faltam [Aline Bolos & Doces]
Foto: Divulgação
Quem prefere doces mais refinados e diferenciados, pode optar por frutas vermelhas, cheias de sabor e beleza [Aline Bolos & Doces]
 
LIBERAL VIRTUAL Acesse agora