Ao gosto dos noivos

Se antigamente a decoração do casamento seguia um padrão, hoje em dia as cerimônias personalizadas revelam a personalidade e o estilo do casal


Foto: Divulgação
Decoração e iluminação elementos importantes em cerimônias ao ar livre para garantir a dose de glamour e charme [Millenium Festas & Eventos]
A criatividade é o limite na hora de escolher o estilo da decoração da cerimônia de casamento. Esqueça os padrões e a tradição: de acordo com os especialistas, a tendência é realizar um evento cada vez mais personalizado, que seja a cara dos noivos. “A personalidade do casal é a grande sacada e faz toda a diferença na decoração do casamento”, aponta a coordenadora de marketing da Casa Terrana Eventos, Jennifer Valadares.

De acordo com ela, cada vez mais os noivos optam pela naturalidade na decoração e até mesmo nos seus trajes. “O ambiente mais simples e aconchegante dá a sensação de proximidade e é justamente essa a mensagem que a maioria dos casais deseja mostrar”, garante.

Carolina Weigand, diretora de marketing da To Cherish, cita como uma forte tendência nos casamentos recentes, independentemente de onde são realizados – salões, campo, praia ou até mesmo em casa –, a decoração com base na cor Pantone do ano vigente. “Esse ano, por exemplo, a cor é o coral, então, a decoração da cerimônia é muito feita em cima dessa paleta de cores, seja em arranjos, móveis, toalhas, etc”, comenta.

O mais importante, no entanto, é que o casamento reflita o estilo do casal. “Não tem nada que seja obrigatório num casamento, tudo depende dos noivos. Não há regra. O que não pode faltar nunca é o amor, independentemente de onde e como a cerimônia será feita”, ressalta Carolina. A especialista, aliás, aproveita e dá a dica: “Encontre um profissional de decoração que você se identifique para evitar dores de cabeça. Pesquise e pegue referência, afinal, o casamento é um evento difícil de ser feito e essa sinergia é importante”.

Aposte no efeito das plantas

Quem gosta de trazer a natureza para dentro do casamento, tem a opção de usar e abusar das plantas, folhagens e flores. “Essa é uma tradição muito usada para casamentos em igrejas e salões, e continua com força”, aponta Caio Vinícius Basílio, da All Party Agência de Eventos. Os arranjos são montados com as espécies que florescem na época do casamento. “As [plantas] naturais são as mais populares, tais como: girassol, hortênsia, suculenta, mosquitinho, gérbera e a margarida”, ressalta Jennifer Valadares, da Casa Terrana Eventos. Já quem busca um casamento no campo ou na praia, essa ligação com a natureza fica ainda mais forte. “Nesses casos, as plantas aparecem em decorações com arcos e outras formas geométricas. Além disso, os espaços têm sido decorados com lounges, para um ambiente mais aconchegante, mas com muitas plantas”.

O que existe de novo

Foto: Divulgação
O LED é muito utilizado na pista de dança, mas aos poucos vai ganhando protagonismo também em outras partes da decoração [Gaia Social Hall]
Jennifer Valadares, da Casa Terrana Eventos, aponta que os “backgrounds” e guirlandas têm feito bastante sucesso. “São tendências que têm aparecido com destaque e combinam com casamentos rústicos”. Além disso, o toque vintage também é muito bem-vindo, com uma decoração com peças retrôs e exclusivas. “Para deixar tudo ainda mais charmoso, é possível incluir relíquias dos familiares dos noivos que, além de compor o ambiente, trarão aquele toque familiar”.

Já para quem busca algo mais moderno, “o LED é um recurso que tomou bastante espaço no mundo decorativo”, garante Caio Vinícius Basílio, da All Party Agência de Eventos.

“Hoje, as mesas de bolo, por exemplo, podem contar com um cartonado de LED. Os lustres também podem dar lugar aos LEDs e passarelas de luz podem substituir os tradicionais tapetes”, explica.

As luzes, complementa Jennifer, também podem aparecer em letreiros, dentro de potinhos de vidros, penduradas em árvores, na pista, ou onde os noivos e o decorador acharem melhor. “Esses detalhes deixam as fotos ainda mais lindas e o local muito mais aconchegante e inspirador”. Tudo isso pode ser combinado com uma decoração em cores metalizadas, como dourado, prata e rosa gold, pontua Caio.

Foto: Divulgação
Ambientes decorados com LED criam espaços modernos e agradáveis [Millenium Festas & Eventos]

Mini-wedding: intimista e perfeito

Não é segredo para ninguém que realizar uma cerimônia de casamento não é algo barato. Entretanto, há alternativas que se adequam à realidade financeira de cada casal. Para os noivos que não podem investir em um evento grandioso, com muitos convidados, a opção é fazer algo mais íntimo e minimalista, para as pessoas mais próximas.

Os chamados mini-wedding podem ser realizados em restaurantes ou até mesmo em casa. “O ideal é acomodar bem os convidados”, explica Caio Vinícius Basílio, da All Party Agência de Eventos. Para cerimônias feitas em casa, todos os cantinhos podem ser decorados para receber bem os convidados.

“Flores minimalistas, um lounge no quintal, um varal de LED e mesas pequenas para acomodar as lembrancinhas são apenas algumas opções na decoração”, cita o especialista. Os restaurantes costumam oferecer uma boa estrutura para eventos. “Nesse caso, a decoração é feita de acordo com o pedido de cada casal”, diz Caio.

Casamento sustentável

A coordenadora de marketing da Casa Terrana Eventos, Jennifer Valadares, aponta que uma outra novidade que vem ganhando espaço nos casamentos pelo Brasil é a preocupação com o meio ambiente. “Devido à tendência eco friendly, ou seja, com uma mentalidade sustentável, está em evidência as mobílias em madeira, juta e a utilização de pallets.

Une-se a isso um ambiente com muito verde e flores, tornando tudo mais agradável e bem arejado. A assinatura do casamento da moda é a natureza”, comenta. Já para quem prefere cerimônias ao ar livre, a dica da especialista é apostar em um local que ofereça um ambiente mais rústico que, além de transmitir uma leveza no momento mais emocionante do casamento, também dá um ar de aconchego e intimidade.

LIBERAL VIRTUAL Acesse agora