Novo Peugeot 2008 deve chegar ao Brasil em 2021

Modelo traz tecnologia e versões a gasolina, diesel e elétrica


O novo Peugeot 2008 não representa apenas uma simples evolução da primeira geração do modelo, mas uma verdadeira mudança de conceito. O novo SUV compacto da marca apresentado na Europa, e que deve chegar ao Brasil apenas em 2021, agora é baseado na estrutura CMP – ou Plataforma Modular Comum –, uma arquitetura especialmente projetada pelos franceses para acomodar, sem problemas, propulsores diesel, a gasolina ou sistemas elétricos.

Foto: Divulgação
Design forte e musculoso é perfeitamente reconhecível

Na parte de motores a gasolina, a base é o motor PureTech 1.2 turbo de três cilindros, com potências de 100, 130 e 155 cv, ideal para quem mistura trânsito rodoviário e urbano. Para a motorização diesel está escalado o prestigiado blueHDI com duas configurações: 110 e 130 cv, com emissões Euro 6, compatível com o tráfego urbano, mesmo das cidades que vêm restringindo a circulação de veículos diesel, mas indicado mais diretamente a quem percorre longas distâncias.

Por fim, a versão elétrica do modelo, o e-2008, que se direciona a quem circula basicamente em cidades e subúrbios próximos. O modelo tem motorização de 136 cv e traz baterias de 50 kWh que pode garantir uma autonomia de 320 km no ambiente misto. A potência das baterias pode chegar até os 100 kW, com o uso de um sistema de refrigeração líquida.

A parte estética é outro ponto positivo do SUV. O Peugeot 2008 se destaca por um design forte, musculoso e perfeitamente reconhecível. A grade dianteira grande com detalhes cromados, com linhas verticais, cria um visual robusto e muito apropriado ao estilo mais agressivo que os SUVs assumiram.

O aspecto tem diversos pontos de contato os utilitários maiores da marca, como o 3008 e 5008. As linhas de tensão estão espalhadas por toda a carroçaria, tanto na frente e nos lados. No caso da versão elétrica, há alguns detalhes específicos. O mais notável está no desenho da grade, com linhas horizontais e aplicação de acabamento na cor azul.

A frente do 2008 é dominada pelas luzes em led, que desenham a garra tripla estilizada, já comum nas lanternas traseiras dos modelos da marca – e estão presentes no próprio 2008.

Foto: Divulgação
Painel é totalmente digital e traz diversos gráficos com animação

De perfil, chamam atenção as rodas de até 18 polegadas e a moldura de plástico sem pintura dos arcos. A traseira tem pequenas alterações, dependendo da configuração, mas se vê o escapamento simples, duplo ou ausente, no caso do modelo elétrico.

Por dentro, a Peugeot manteve o conceito i-cockpit, mas agora numa versão mais tecnológica. O painel é totalmente digital e traz diversos gráficos com animação para ilustrar o estado do carro. O cluster tem linhas bem anguladas e a tela do sistema multimídia, além de se manter elevada, agora tem formato wide e está voltada para o motorista.

Os comandos se encontram em diferentes núcleos, mas mantém a organização básica e tradicional da indústria. Os modelos diesel e a gasolina já tiveram suas vendas iniciadas, mas o modelo elétrico só deve chegar ao mercado europeu em fevereiro de 2020.

LIBERAL VIRTUAL Acesse agora