Dicas para acertar nos makes de Inverno

Pele iluminada, delineador e tons terrosos são as pedidas para esta temporada; caprichar na hidratação é essencial para a maquiagem ficar perfeita


Foto: Freepik
Tons terrosos e iluminador dominam as makes no Inverno

Nenhuma estação é melhor que o Inverno para fazer (e manter) o make bonito por mais tempo – afinal, nos dias frios o calor e suor dificilmente irão prejudicar o visual. Aposte nos tons terrosos, blushes rosados e muito brilho. “O Inverno está mais democrático e leve. Os olhos, por exemplo, puxam muito para os tons terrosos que são comuns às produções Primavera-Verão. O mesmo acontece com o gloss e a pele com iluminador. Vemos sim algo em tons mais ‘fechados’, sóbrios, típicos da estação, mas pouco”, comenta a maquiadora do Illuminato Corpo & Beleza, Danielle Antunes.

Enquanto no Verão a ideia é de uma pele bronzeada, na temporada de clima mais ameno, a preferência é para o aspecto mais saudável da pele. O blush rosado é a pedida tanto para peles mais claras como para peles negras. O que vai diferenciar é a intensidade do rosa: mais claro e leve para pessoas de pele branca e mais intenso, com leve “cintilância”, para pessoas negras.

Foto: João Carlos Nascimento_O Liberal
Make de Danielle Antunes_Illuminato Corpo & Beleza

Sombras e batons seguem a paleta de cores e criam um make monocromático, indicado para o dia e para a noite. Confira as dicas da especialista e acerte na escolha das cores. Lembrando que o iluminador é peça-chave. A sugestão de Danielle é aplicar o produto na altura do osso zigomático (entre as maças do rosto e a pálpebra inferior) para chamar a atenção para os olhos.

Outra dica é aplicar o produto no arco do lábio superior, conhecido como “arco do cupido”. “O iluminador ressalta o desenho da boca, deixa o batom mais definido e dá ilusão de leve volume nos lábios”, ensina a maquiadora.

Conforme é possível observar na make da foto ao lado, o Iluminador destaca o olhar e o delineado gatinho deixa a produção mais estilosa. Já o gloss labial finaliza e traz o volume desejado aos lábios. A produção é de Danielle.

 

 

 

Foto: João Carlos Nascimento_O LIBERAL
Olhos bem marcados deixam a maquiagem luxuosa

OLHOS EM EVIDÊNCIA

O Inverno agregou os tons terrosos com efeito gloss (leve ‘cintilância’). Trouxe também as sombras com metalizadas para produções mais sofisticadas. “Quanto às cores [metalizadas], tem muito a ver com a personalidade da pessoa, mas a sombra prata e cobre sobressaem”, observa a maquiadora Danielle Antunes. O delineador é item básico na estação, seja de dia ou de noite, traçado grosso, fino ou gatinho. Vale tudo neste Inverno. Para quem não domina o riscado, o lápis delineador é uma ótima alternativa. No entanto, por ser mais cremoso, a maquiadora sugere selar o traçado com um pouco de sombra. Isso evitará que o produto escorra e borre o make.

Foto: João Carlos Nascimento_O LIBERAL
Tons terrosos nos lábios é opção para todas as ocasiões, de eventos informais a festas requintadas

LÁBIOS COM GLOSS

Os tons terrosos aparecem também na boca e melhor, combinam com qualquer ocasião e cor de pele. O gloss finaliza a produção com brilho e traz a ilusão de volume aos lábios. O vermelho é um clássico da maquiagem de Inverno e se mantém forte neste ano, desde o ambiente de trabalho a eventos black tie. O bordô e o marsala, tonalidades mais sóbrias e comuns à estação aparecem em produções noturnas.

Foto: Eldora_Divulgação
Marina Ruy Barbosa aposta no castanho imponente da Eldora

Batons mais escuros (e mesmo o vermelho) não, necessariamente, exigem que a região dos olhos seja mais trabalhada. É possível manter o bocão apenas com um delineador e rímel ou “carregar” o olhar com sombra e efeito esfumado.

“O olhar mais carregado, geralmente, é uma sugestão para a noite, mas ele pode ser usado de dia também. A escolha depende muito da personalidade da pessoa”, diz Danielle.

Na foto ao lado a atriz Marina Ruy Barbosa usa Glam Matte Tint castanho imponente da Eldora

 

 

 

 

 

Foto: Freepik
Hidratação do rosto é fundamental para o make perfeito

SEGREDO É PREPARAR A PELE

Antes de começar a produção, o primeiro passo é higienizar e hidratar muito bem a pele. Esses cuidados são essenciais para o make perfeito, além de evitar o efeito “craquelado” – mais comum no Inverno. A maquiadora Danielle Antunes esclarece que mesmo a pele oleosa deve ser hidratada. Os produtos oil-free são os mais indicados para esse tipo de pele. “Um grande erro achar que, por ser uma pele oleosa, não precisa de hidratação. A higienização tira o óleo natural dessa pele e, se eu não hidratá-la após a limpeza, o corpo entende isso como uma agressão e tende a produzir mais óleo para manter a pele hidratada. Por isso é importantíssimo manter a pele oleosa hidratada também, com produtos específicos para ela”.

Foto: Freepik
Água termal melhora hidratação e textura

Produtos essenciais

A água termal repõe os sais minerais da pele e favorece a hidratação e textura. A dica é aplicá-la no rosto antes de dormir e, no dia seguinte, usá-la após a higienização da pele, antes do hidratante.

“O hidratante continua nos cuidados. A água [termal] é importante, mas não o substitui”, frisa Danielle.

BBCream é indicado para a maquiagem do dia a dia, pois oferece cobertura leve, dispensa a base e às vezes até o corretivo; algumas marcas possuem ativos que ajudam a fechar os poros.

Dê preferência para produtos com FPS (Fator de Proteção Solar). Embora seja opcional, o primer é muito usado para grandes produções, que exigem mais camadas para melhor finalização do make. Sua função é o disfarce óptico dos poros (ajuda a “fechar” poros dilatados) e fixar o make.

LIBERAL VIRTUAL Acesse agora