26 de abril de 2024 Atualizado 20:09

8 de Agosto de 2019 Atualizado 13:56
MENU

Publicidade

Compartilhe

Casa

Arranjos feitos com flores embelezam os ambientes

Rosas e alstroemérias estão entre as espécies preferidas na hora de compor vasos para decorar a casa

Por Natália Velosa

22 de maio de 2021, às 09h02

Lar é o lugar onde voltamos para descansar ou ainda onde passamos a maior parte do tempo. Por isso, o ambiente precisa de uma decoração acolhedora, que proporcione harmonia e aconchego. Uma alternativa é trazer o colorido das flores para dentro de casa. Ele é capaz de proporcionar alegria, energia positiva e diminuição do estresse, além de realizar a função de oxigenar o ar.

A comerciante e decoradora Sonia Farinasi, da Konkist Flores, defende a ideia de que uma casa sem flor, é uma casa sem vida. Uma opção de fácil cuidado recomendada por ela são os arranjos florais em vasos com água.

Para a decoradora, além do fácil manuseio, eles possuem uma beleza singular. A especialista recomenda utilizar as rosas ou as alstroemérias para esse tipo de arranjo, pois elas conseguem atingir uma boa durabilidade na água.

As duas espécies possuem uma infinidade de cores disponíveis no mercado. Na busca pelo ambiente acolhedor, a escolha da cor pode proporcionar o significado que almeja. Sonia conta que há uma procura por parte dos clientes na busca por flores de cores específicas quando se trata do ambiente de casa.

Para quem procura paz e sossego, as brancas são as indicadas. Na busca por prosperidade e dinheiro, as amarelas. No amor e na paixão, as vermelhas. Já na ternura e no carinho, os tons de rosa.

As cores também podem ser um fator de escolha na hora de presentear alguém querido. Além da tradição antiga de presentear com um buquê, o arranjo floral agrada pela beleza e perfume único.

Sonia conta que as flores mais pedidas para montagem de buquês são rosas, orquídeas e tulipas. As rosas e as orquídeas fazem combinação com alstroeméria, lisianthus, gloriosa e hortênsia. Já as tulipas são normalmente utilizadas sozinhas. “Elas são bonitas por si só”, comenta.

Se o motivo do presente for ainda mais especial, uma dica é enquadrar a flor. Deixe ela desidratar até secar. Caso prefira ela reta, coloque dentro de um livro para formar uma prensa. Depois de seca, passe cola em um dos lados, com ajuda de um rolinho, e cole em um papel-cartão. Ao final, encaixe na moldura desejada e ela permanecerá por muito tempo. 

Dicas para os arranjos durarem mais na água

Coloque apenas a raiz (se tiver) e o caule na água, sem que as folhas toquem o líquido, e deixe o vaso em um local iluminado. Troque a água a cada dois dias e adicione umas gotinhas de limão e uma colher de sopa de açúcar cristal para nutrir as flores.

Outra dica é cortar caule na diagonal para a planta absorver a água com mais facilidade. Em seguida, coloque rapidamente no recipiente de água para evitar que a flor fique muito tempo em contato com o ar. Para desacelerar o apodrecimento, tire as folhas do caule.

Publicidade