Tinta fosca ou brilhante?

Segundo a Acefer Tintas, o produto mais usado em residências é o de acabamento fosco premium


Não importa se a obra é recém-construída ou não. A pintura dá o toque final ou renova qualquer espaço. Mas além da cor, é preciso decidir também qual acabamento dar às paredes. Tinta fosca, com brilho ou semi-brilho?

Segundo Elio Mendes de Oliveira, da Acefer Tintas, a tinta mais usada em residências é a de acabamento fosco premium. O fosco tem várias vantagens, mas um detalhe pode pesar na escolha. Esse tipo de tinta suja com mais facilidade por se tratar de uma superfície porosa.

Uma novidade no mercado poder ser uma boa opção para quem tem dificuldades em manter as paredes limpas. É a tinta de acabamento acetinado. São duas opções. Uma tem um leve brilho e aspecto sedoso. A outra, com semi-brilho, resulta num aspecto um pouco mais brilhante.

Foto: Adobe Stock
A tinta mais usada em residências é a de acabamento fosco premium

“Essas duas, por terem suas superfícies com brilho, se tornam mais impermeáveis, facilitando a limpeza”, informa Elio. Por outro lado, no entanto, deixam mais evidentes as imperfeições da parede. “Enquanto a fosca camufla as imperfeições, as tintas com acabamento brilhante as tornam mais visíveis”, completa.

Para resolver esse impasse, pelo menos duas das maiores fabricantes do ramo desenvolveram uma novidade. São as tintas superlaváveis, indicadas para as pessoas que querem a possibilidade de poder limpar a parede, mas não gostam de muito brilho. Independentemente da escolha, Elio dá uma dica valiosa. “Não deixem de pintar a casa com regularidade. Lembrem que uma pintura nova traz a sensação de casa nova outra vez”.

A maioria das pessoas sai logo pegando um paninho molhado com detergente ou sabão para tirar a sujeira da parede. Entretanto, caso a tinta seja fosca, é preciso tomar cuidado para não deixar a parede com aspecto lustroso apenas naquele lugar que foi esfregado. Uma dica pode ajudar a limpar as paredes com acabamento fosco.

Nesses casos, a limpeza tem que ser mais delicada para não marcar. Use uma esponja macia com um pouco de detergente neutro e água morna; e com movimentos circulares e leves remova a sujeira. Depois, com um pano macio e úmido, termine a limpeza.

Dicas do profissional

Quais são as vantagens da tinta com acabamento fosco?

Esse tipo de acabamento camufla algumas imperfeições na parede. É um tipo de tinta que é melhor de acabamento, mais fácil de aplicar e tem uma cobertura melhor.

Tintas com brilho acentuam imperfeições?

Sim. Os defeitos, principalmente após uma reforma, ficam evidentes com as tintas brilhantes. Isso faz muita gente optar por trabalhar com acabamentos foscos, principalmente naquelas paredes onde não foi aplicada massa corrida e estão apenas no reboco.

Em comparação com tintas foscas, a brilhante é mais fácil de limpar?

As tintas com acabamentos brilhantes são mais fáceis de limpar. Principalmente para famílias com crianças, onde é mais difícil manter as paredes limpas, o acabamento com brilho realmente permite uma limpeza mais eficaz no dia a dia. Mas recomenda-se aplicar essa tinta em paredes perfeitas. Qualquer defeito ficará evidente.

Fonte: Elio_da Acefer Tintas

LIBERAL VIRTUAL Acesse agora