25 de abril de 2024 Atualizado 23:44

8 de Agosto de 2019 Grupo Liberal Atualizado 13:56
MENU

Publicidade

Compartilhe

ABC da Obra

Painel fotovoltaico para casa toda

Além da economia na conta de luz, você ainda estará dando contribuição importante para o meio ambiente ao gerar energia sustentável

Por Valéria Barreira

09 de janeiro de 2020, às 08h44

Que tal gerar a própria energia que sua casa ou comércio produz usando apenas a radiação solar? Painéis fotovoltaicos tornam isso possível e com várias vantagens. Além da economia na conta de luz, você ainda estará dando contribuição importante para o meio ambiente ao gerar energia sustentável.

Segundo Geraldo Silvestrini, da Paris Hidroluz, o painel fotovoltaico é uma placa semelhante ao painel usado há muito tempo para aquecimento solar. Ele também é fixado sobre o telhado, mas com uma grande diferença. Enquanto produz energia suficiente para suprir todas as necessidades do imóvel, o painel solar aquece apenas a água das torneiras e as duchas do banheiro.

Foto: Adobe Stock
Economia de energia é significativa usando os painéis

E o interessante, segundo Silvestrini, é que você interliga o painel fotovoltaico à rede da concessionária de energia. À noite, por exemplo, quando não há radiação solar para produzir energia, você utiliza o serviço da concessionária e durante o dia, caso sua produção seja maior que o consumo, você injeta o excedente automaticamente na rede.

“Se você gera mais do que está usando, injeta a energia sobrando na rede da concessionária. É um processo automático”, detalha Silvestrini. Ao fechar a conta, após a leitura, se a sua produção foi maior que a energia usada da concessionária, você pagará apenas a taxa mínima de consumo, o que pode representar uma economia significativa no final do mês.

Que a energia fotovoltaica, gerada a partir da luz solar, é uma boa alternativa para quem deseja economizar na conta de força, isso ninguém duvida. Mas, quanto se pode reduzir do valor, a Absolar (Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica) divulgou, no final de outubro, um percentual impressionante.

O consumidor que optar por esse modelo, segundo a entidade, poderá ter redução de até 190% na conta de luz. A Absolar afirma que esse tipo de fonte “é o futuro da matriz energética no Brasil, uma vez que deve superar a hidreletricidade até 2040”.

É sabido que o modelo atual de barragens hidrelétricas no Brasil está esgotado. Neste contexto a energia limpa e renovável surge como solução. A associação divulgou ainda que a procura por energia solar vem crescendo desde 2012, pois possibilita uma recuperação financeira mais rápida para o consumidor que investiu nessa modalidade de energia.

Dados da Absolar mostram que o Brasil já conta com cerca de 93 mil sistemas solares fotovoltaicos conectados à rede, representando economia para mais de 100 mil unidades consumidoras.

Dicas do profissional

Qual a quantidade de painéis necessária para produzir energia para a casa toda?
Depende do histórico de consumo do imóvel. O dimensionamento das placas é calculado com base na média anual de consumo. Por isso não existe um padrão pré-fixado para todas as residências e ambientes comerciais e industriais.

Para ter um painel fotovoltaico é necessário refazer a instalação elétrica?
Não. A instalação é simples e não exige grandes alterações na rede elétrica já existente. O que precisa ser observado é se há disponibilidade no telhado para receber o painel. O ideal também é colocá-lo na posição correta, voltada para o norte.

Ele pode ser instalado por quem já tem o painel que aquece a água?
Pode. Quem já tem a água aquecida pela radiação solar, instala uma quantidade menor de painel fotovoltaico. Quem não tem, pode instalar só o fotovoltaico que ele faz todo o processo com a autonomia que se espera.

Fonte: Geraldo Silvestrini_Paris Hidroluz

Publicidade