29 de março de 2024 Atualizado 10:41

8 de Agosto de 2019 Grupo Liberal Atualizado 13:56
MENU

Publicidade

Compartilhe

ABC da Obra

O momento certo para automação do imóvel

Para especialista da Obras Inteligentes Automação Residencial, de Americana, o ideal é planejar a automação na fase de concepção do projeto da casa

Por Da redação

07 de janeiro de 2020, às 14h34

O sonho de ter uma residência automatizada torna-se realidade para um número cada vez maior de pessoas. Estima-se um potencial de dois milhões de residências a receber estas tecnologias. Mas qual o melhor momento para planejar a automação?

Segundo Fábio Augusto Tamura Costa, proprietário da empresa Obras Inteligentes Automação Residencial, de Americana, o ideal é planejar a automação na fase de concepção do projeto arquitetônico e interiores. Isso permitirá projetar todo o sistema, tubulação e cabeamento necessários para a instalação futura dos equipamentos, evitando canaletas ou fios aparentes após o término da obra.

Foto: Divulgação
O acesso rápido e fácil à informação gerando novas demandas no setor

O acesso rápido e fácil à informação está gerando novas demandas de clientes aos seus arquitetos e construtoras. E, por consequência, o setor de automação residencial está em constante crescimento com foco no diferencial competitivo oferecido. Quando a automação é pensada pelo arquiteto junto ao seu cliente, toda a infraestrutura será executada durante a obra, como já ocorre com os projetos de elétrica e hidráulica.

“Isso mantém uma organização na passagem de todo o cabeamento de rede, automação, segurança, áudio e vídeo separados da elétrica, garantindo uma performance e resultado estético no projeto final”, diz Fábio.

Hoje, a tecnologia cresce exponencialmente. A automação vai muito além de apagar e acender lâmpadas com um toque no celular. No campo do entretenimento, é possível criar os chamados “cenários”. Basta dizer à sua assistente de voz (Amazon Alexa, Google Home) “assistir filme” e o home theater ligará, a tela de projeção descerá, as cortinas se fecharão, a iluminação será dimerizada a 25%, o ambiente climatizado na temperatura ideal, as poltronas se reclinam.

Foto: Divulgação
Obras inteligentes: a automação é cada vez mais comum e necessária em nossa vida

E não para por aí! É possível também conectar-se ao sistema de som, escolher uma playlist favorita para cada ambiente da casa. Além do entretenimento, podemos integrar equipamentos como: eletrodomésticos, SPA, cascatas, fire place, chopeiras, etc.

Além de prever a infraestrutura necessária ao cabeamento, Fábio destaca que é fundamental que o projeto contemple uma área técnica onde concentrará todas as soluções em um único local. Em um rack técnico nós centralizamos a rede, câmeras, decodificadores (NET/SKY), áudio e vídeo, controladora de automação, etc. Isso evita que os equipamentos fiquem espalhados em vários ambientes da casa, facilita a manutenção e contribui com a estética.

Dicas do profissional

O projeto de automação pode ser executado depois da obra pronta?

Em um primeiro momento, o ideal é que ele seja planejado na concepção do projeto arquitetônico. Para residências prontas ou reformas, existem sistemas sem fio que fazem a comunicação entre módulos via rádio. Alguns sistemas possuem uma confiabilidade muito boa, mas em algum momento eles podem apresentar perda de informação ou “pacote”. Uma cortina que não se abre, uma luz que não se acende. Para que esse problema não aconteça, o ideal é deixar tudo cabeado.

Por que o arquiteto deve falar de automação residencial com seu cliente?

Falar de automação para o cliente mostra que o profissional está conectado com as tendências. Seu projeto se tornará mais integrado, inovador e eficiente. O profissional se diferencia dos seus concorrentes no mercado.

Normalmente a automação começa por onde?

Depende da necessidade e interesse de cada cliente, mas normalmente inicia-se pela iluminação. Em projetos luminotécnicos é comum termos vários circuitos de iluminação e, consequentemente, isso gera muitos interruptores na parede, paralelos, etc. Será possível, por exemplo, acender ou apagar a casa toda num simples botão, ligar todo o perímetro da residência caso escute um barulho ou em forma de
agendamento de tarefas. Além de comodidade, isso gera economia. O sistema possui relógio astronômico para acender a iluminação ao por do sol e nascer do sol.

As pessoas já descobriram as vantagens da automação?

Sim. A automação é cada vez mais comum e necessária em nossa vida. É um caminho sem volta. Suas vantagens são inúmeras.

Fonte: Fábio Augusto Tamura Costa_Obras Inteligentes Automação Residencial

Publicidade