20 de abril de 2024 Atualizado 00:43

8 de Agosto de 2019 Grupo Liberal Atualizado 13:56
MENU

Publicidade

Compartilhe

ABC da Obra

Laje: o básico indispensável na obra

A laje pré-moldada é indicada para obras de todos os portes e estilos, com vãos que podem alcançar até 12 metros

Por Valéria Barreira

08 de janeiro de 2020, às 07h56

Se existe algo imprescindível em uma obra, é a laje. Assim como em outros campos da construção civil, a tecnologia não deixa de produzir avanços também nesse campo. As pesquisas resultam em materiais que prezam pela praticidade e eficiência na obra.

O mercado oferece várias opções e soluções nessa área. A escolha varia em função do projeto e do resultado pretendido. Se a facilidade de aplicação é um dos itens que o proprietário do imóvel busca, a laje pré-moldada representa uma alternativa vantajosa.

Foto: Adobe Stock
Se existe algo imprescindível em uma obra, é a laje

Segundo o especialista Renato Margutti, proprietário da Lajes Margutti, uma das vantagens desse produto é que ele já é comprado pronto. Com isso, se ganha em praticidade e agilidade no cronograma de serviços. A laje pré-moldada é indicada para obras de todos os portes e estilos, com vãos que podem alcançar até 12 metros.

No canteiro de obras, a laje pré-moldada produz menos resíduos e o acúmulo de materiais também é menor, facilitando a circulação. Isso resulta ainda em mais praticidade e eficiência na execução do projeto.

Dicas do profissional

Por que a instalação da laje pré-moldada é mais rápida?
É mais ágil justamente pela facilidade de aplicação, sem a necessidade de recorte e secagem das peças, possibilitando assim o atendimento aos prazos da construção ou reforma.

E a praticidade? De que forma ela se traduz?

Uma vez que as peças chegam prontas, não é preciso prepará-las para a aplicação, nem produzir o concreto, evitando acúmulos, sujeiras e resíduos no canteiro de obras.

Assim como outras lajes, a pré-moldada também tem qualidade garantida?

A técnica empregada na produção da laje pré-moldada proporciona um alto ganho de qualidade, desempenho e acabamento, comparado à laje tradicional. Além disso, o produto se adequa conforme as necessidades da obra, reduzindo o peso da edificação e proporcionando maior resistência mecânica.

E em relação a durabilidade desse tipo de laje?

A laje pré-moldada demanda menos cuidados, dispensando tratamentos químicos para evitar a corrosão e o apodrecimento das peças, por exemplo. Por isso, a durabilidade é maior em relação a laje comum.

A utilização de laje pré-moldada implica em economia?

Justamente por já ser pré-fabricado, o material demanda menos mão de obra, com fácil manuseio, transporte e aplicação, possibilitando assim maior economia na construção.

Fonte: Lajes Margutti – www.lajesmargutti.com.br.

Publicidade