04 de maio de 2024 Atualizado 10:00

8 de Agosto de 2019 Atualizado 13:56
MENU

Publicidade

Compartilhe

Revista L - Educação

Aprendizagem pautada em investigações e descobertas

Colégio Americana oferece metodologia que explora materiais, sensações e conexões 

Por Redação

29 de novembro de 2022, às 19h32 • Última atualização em 29 de novembro de 2022, às 19h38

O Colégio Americana valoriza uma aprendizagem que aproveita o cotidiano extraordinário para investigações e descobertas - Foto: Marcelo Rocha - Liberal.JPG

A construção de uma Educação Infantil acolhedora, embasada em uma metodologia coerente e que permita a criança se sentir bem e se desenvolver é a principal meta do Colégio Americana. Para isso, aspectos como a formação de professores, a composição dos espaços escolares e a participação das famílias estão alinhados, resultando em uma aprendizagem que aproveita o cotidiano extraordinário para investigações e descobertas.

Com possibilidade de ensino em meio período e período integral, as crianças estudam artes e ciências, explorando a natureza e materiais “não-estruturados”, que ampliam a curiosidade natural, prazerosa e alegre. 

“No berçário, temos atenção ampliada, usamos os “cestos heurísticos” que acolhem e incentivam o brincar entre os bebês. Os materiais produzem sons e sensações diferentes”, explica a diretora Adriane Santarosa dos Santos.

Nas atividades de registro, seja por desenhos ou verbalmente, os pequenos também podem organizar as próprias ideias e sentimentos. “As descobertas vão sendo materializadas e também se tornam evidências do que eles vão aprendendo. E isso serve para novas reflexões, reelaborações e estratégias dos próprios alunos, afirmando o protagonismo de cada criança”, pontua a diretora.

A coordenadora pedagógica Ioná Magalhães Buzinaro explica que os espaços da escola são bem organizados, de acordo com o solicitado pela BNCC (Base Nacional Comum Curricular), com os chamados campos de experiências. Eles convidam o aluno a viver experiências em grupos, em pares e sozinho.

“Tanto as salas como os espaços externos do Colégio são cuidadosamente organizados por contextos, que possibilitam às crianças fazerem suas investigações, explorar, aumentar as experiências com os objetos da natureza e outros materiais. São espaços convidativos, e eles têm a oportunidade de agir sobre esses contextos”, argumenta a coordenadora.

Em todos os níveis, a tecnologia também possibilita experiências para uma aprendizagem mais significativa, em que o aluno é protagonista. Especialmente após a pandemia da Covid-19, o Colégio Americana se preocupa ainda mais em incentivar os trabalhos de ação e investigação dos alunos nas áreas de artes e esportes. Com interação social, eles são ouvidos, aprendem a ouvir e geram conexões.

Metodologia repercute nos ensinos Fundamental I e II.

O olhar cuidadoso do Colégio Americana continua nos ensinos Fundamental I e II, tendo o mesmo programa de desenvolvimento infantil como guia, acrescido de outras referências, que ampliam a metodologia. Segundo a professora e atelierista Daniele Cesário Cruz, nas primeiras séries os alunos continuam envolvidos em grupos e os conteúdos são apresentados de maneira que se tornam objetos de pesquisa.

“Montamos um espaço, enriquecemos com imagens, com livros, e a nossa proposta de alfabetizar pode se dar também com uma pesquisa sobre um tema em que eles estejam envolvidos e queiram fazer descobertas. Vamos registrando e fazemos com que, nos pequenos grupos, haja um intercâmbio de ideias, um empréstimo de saberes”, exemplifica a professora. 

Colégio Americana – Berçário, Educação Infantil e Ensino Fundamental
Rua Cabo Oswaldo de Moraes, 152 – Conserva. Americana
(19) 3406-3713 | (19) 3604-3713
contato@colegioamericana.com.br
colegioamericana.com.br
Facebook: /colegioamericana

Conteúdo patrocinado produzido pelo LIBERAL sob demanda para clientes. Entre em contato pelo e-mail ou no WhatsApp (19) 99708-8831.

Publicidade