06 de maio de 2024 Atualizado 19:02

8 de Agosto de 2019 Grupo Liberal Atualizado 13:56
MENU

Publicidade

Compartilhe

SAÚDE ANIMAL

Produtos de limpeza podem ser prejudiciais aos pets

Especialistas relatam possíveis problemas e dão dicas para manter segurança e bem-estar dos animais

Por Stela Pires

24 de setembro de 2023, às 08h16

O ideal é manter os pets afastados das áreas recém-limpas até que o ambiente esteja seguro - Foto: Adobe Stock

Ter pets em casa requer cuidados para garantir a segurança e bem-estar dos bichinhos. Um deles é manter os animais distantes dos produtos de limpeza, evitando acidentes que coloquem em risco a sua saúde.

A médica veterinária de pequenos animais Mariana Agnese Bortolazzo, de Santa Bárbara d’Oeste, aponta que os produtos utilizados na limpeza das residências podem conter componentes irritantes que causam alergias.

Receba as notícias do LIBERAL no WhatsApp

“Isso pode manifestar-se através de prurido (coceira), vermelhidão na pele, espirros ou coriza”, disse. E não são apenas alergias que podem ocorrer devido ao contato com áreas recém-limpas ou produtos. Em casos mais graves, os animais podem acabar envenenados, com irritação nos olhos ou desenvolver problemas respiratórios.

  • Envenenamento: O quadro de envenenamento dependerá da quantidade e da substância ingerida. Mariana aponta que sintomas gastrointestinais serão desenvolvidos, como vômitos, diarreia e letargia. Em casos graves, podem apresentar alterações neurológicas, como convulsões.
  • Irritação nos olhos: O contato com alguns produtos químicos pode causar irritação nos olhos dos animais, gerando vermelhidão, fotofobia, lacrimejamento excessivo e coceira.
  • Problemas respiratórios: A inalação de vapores químicos pode afetar o trato respiratório dos animais, levando a alterações como tosse, falta de ar e dificuldade para respirar.

Como prevenir

De acordo com a médica veterinária, o ideal para evitar problemas é optar por produtos de limpeza seguros para animais de estimação ou manter os pets afastados das áreas recém-limpas até que o ambiente esteja seguro para eles.

Siga o LIBERAL no Instagram e fique por dentro do noticiário de Americana e região.

As substâncias neutras são as mais recomendadas para a higienização, segundo o responsável técnico da rede de limpeza Maria Brasileira, João Pedro Fidelis Lucio. Ele aponta que o álcool é uma solução versátil e eficiente para desinfetar áreas de maior contato, podendo ser usado para limpar pisos, maçanetas, brinquedos e outros objetos aos quais o animal tenha acesso. 

“No entanto, é importante diluir o álcool em água antes de usá-lo, pois ele puro pode ser tóxico”, informa. Sabão e detergente neutro também são aliados na limpeza diária de pisos, azulejos e outros locais que o animal frequenta, pois são produtos suaves que não contêm componentes prejudiciais à saúde do pet.

Faça parte do Club Class, um clube de vantagens exclusivo para os assinantes. Confira nossos parceiros!

“Certifique-se de enxaguar bem as superfícies após a limpeza para evitar qualquer resíduo que possa ser prejudicial. Atualmente existem linhas específicas de desinfetantes para pets, que são recomendadas e seguras”, indicou. Além disso, o técnico destaca que aspirador de pó é um item quase obrigatório para quem tem animais, principalmente para carpetes e sofás. 

Produtos não recomendados

Substâncias à base de cloro são perigosas para os pets. O cloro pode causar irritação na pele e nas vias respiratórias, além de ser prejudicial se ingerido acidentalmente. Também podem causar esses sintomas produtos com ácido, amônia e com cheiro muito forte. 

“Em qualquer suspeita que o animal tenha sido exposto a substâncias prejudiciais, é importante e imprescindível consultar um médico veterinário imediatamente para tratamento adequado”, disse Mariana.

Publicidade