30 de abril de 2024 Atualizado 16:15

8 de Agosto de 2019 Atualizado 13:56
MENU

Publicidade

Compartilhe

Pet

Pets podem promover benefícios para a saúde

Ter um animal de estimação combate a solidão e ajuda a combater sentimentos como ansiedade e depressão

Por Agência Estado

08 de junho de 2020, às 08h42 • Última atualização em 08 de junho de 2020, às 09h57

O Brasil é um dos países onde as pessoas mais possuem animais de estimação no mundo. Cerca de 10% da população, ou seja, mais de 18 milhões de pessoas adotaram um pet, segundo a Organização Mundial da Saúde.

Clique aqui e confira o Guia Pet com os melhores profissionais para atendimento do seu animal de estimação

Ter um cachorro, gato ou qualquer bichinho dentro de casa em momentos como o da pandemia do novo coronavírus (Covid-19) significa ter uma companhia a mais para combater a solidão durante essa fase.

Convívio com pets pode liberar ao menos dois hormônios importantes para regular o organismo – Foto: Imagem de Pezibear por Pixabay

Os pets podem ser responsáveis por ajudar a melhorar o dia a dia das pessoas que estão em isolamento social, principalmente contribuindo com o lado emocional, combatendo sentimentos como ansiedade e depressão.

Hormônios

Mas como isso acontece? O convívio pode liberar ao menos dois hormônios importantes para regular o organismo: a serotonina e a endorfina.

O primeiro é responsável por regular o humor. A partir da relação entre tutores e pets, é esse hormônio que ajudará na redução da sensação de carência, promovendo também o relaxamento. Já o segundo produz e libera a sensação de bem-estar, tão importante nessa fase.

Segundo especialistas, a relação entre tutores e animais de estimação diminui a sensação de solidão. Além disso, o convívio também ajuda a distrair a cabeça.

No caso dos cães, essa relação é ainda maior. De acordo com veterinários, os cachorros são os animais que mais sentem essa troca de empatia. Essa relação gera muito mais troca, e, portanto, mais sentimento. Tudo isso é sentido fisicamente.

Publicidade