26 de novembro de 2020 Atualizado 23:26

8 de Agosto de 2019 Atualizado 13:56
MENU

Compartilhe

Pet

O que precisamos saber sobre o coronavírus e os animais de companhia?

Leticia Bordin, veterinária do Granpet Clube Pet Shop, orienta tutores visando a prevenção do abandono de animais

Por Redação

27 out 2020 às 09:11

O novo coronavírus está causando muitas incertezas em todo o mundo, e uma delas é a possibilidade de ameaça ao bem-estar dos animais de companhia, já que muitas pessoas pensam que eles podem adoecer ou espalhar o novo vírus.

A desinformação está levando ao medo e resultando em um grande aumento no número de abandono de cães e gatos, e por isso Letícia Bordim, médica veterinária responsável pela Granpet Clube reuniu informações sobre o tema.

Ao voltar do passeio com seu animal, a higienização é crucial – Foto: Adobe Stock

É preciso entender a diferença entre o vírus que afeta os humanos e o que atinge os animais, segundo ela. O novo coronavírus que acomete o homem e provoca a Covid-19, não é o mesmo vírus que atinge cães e gatos.

O gênero infectante para os humanos é o Betacoronavírus, o que causa a síndrome respiratória aguda, febre, dores de cabeça entre outros sintomas.

Enquanto que o vírus que acomete os animais é denominado Alphacoronavírus, que provoca doença gastroentérica nos caninos, com episódios de vômitos, anorexia e diarréia com sangue.

Já nos felinos causa um processo inflamatório/infeccioso que debilita o sistema imunológico, conhecido como PIF (Peritonite Infecciosa Felina).

Higiene
Ao voltar do passeio com seu animal, a higienização é crucial. Se o cão ou o gato tiver contato físico com alguma superfície contaminada pelo novo coronavírus, eles podem carregar o vírus por meio das patas e pelos.

Portanto, é preciso lavar as patas com água e sabão neutro, da mesma forma que lavamos as mãos. Também podem ser utilizados produtos à base de clorexidina, álcool em gel ou amônia quaternária.

Vale lembrar que o vírus tem durabilidade no ambiente relativamente alta, em superfícies de aço inox pode viver por 12 horas, e em plástico na média de 4 horas.

Vacinação
Vacinas veterinárias são utilizadas apenas em animais. Essa é uma questão que vem sendo foco de notícias falsas. Publicações recentes nas redes sociais alertam que a vacina utilizada em cães também protege os humanos contra a Covid-19, mas trata-se de uma inverdade, que coloca em risco a saúde da população.

Não abandone seu pet
Abandono de animais é crime, previsto pela lei federal N. 9.605/98. Em caso de dúvida a respeito desse assunto, a recomendação da veterinária é a de procura por um profissional capacitado.

Granpet Clube Pet Shop

Avenida de Cillo, número 2536 – Jardim São José, Americana
(19) 3013-2748
www.granpetclube.com.br
Facebook: @petshopgranpet

Publicidade