16 de maio de 2022 Atualizado 11:41

8 de Agosto de 2019 Atualizado 13:56
MENU

Publicidade

Compartilhe

Pet

Não existe lágrima ácida nos pets, esclarece especialista

Tutores devem investigar e tratar as causas de manchas escuras que aparecem próximo aos olhos dos cães

Por Redação

10 Maio 2021, às 15h02

Assim como nós humanos, os pets têm pontos lacrimais presentes nas pálpebras, que quando estão normais drenam a lágrima para o canal lacrimal. Mas quando existe a obstrução deste canal, a lágrima extravasa para fora das pálpebras deixando os pelos ao redor dos olhos molhados.

As causas da epífora devem ser pesquisadas para a escolha do melhor tratamento – Foto: Divulgação

A médica veterinária especializada em oftalmologia Daniela Pereira explica que este problema é conhecido como epífora, e não lágrima ácida. “A lágrima não queima o pelo, o que ocorre é que a lactoferrina e a porfirina presentes na lágrima entram em contato com as bactérias do pelo e da pele e acontece o escurecimento do pelo”, afirma.

As causas da epífora devem ser pesquisadas para a escolha do melhor tratamento. Segundo a especialista, ministrar antibiótico oral ou mudar a ração do animal não resolverá a epífora e consequentemente a mancha.

“O que precisa ser feito é pesquisar porque a lágrima está escorrendo nos pelos e não pelas narinas. Quando você passa produtos ou administra antibiótico oral para seu pet, você elimina temporariamente a ação das bactérias que ficam no pelo e na pele com a lágrima que está sendo drenada de forma errada. Consequentemente, a mancha irá voltar. Trate a causa, não a mancha”, recomenda a especialista em oftalmologia veterinária.

Clínica Veterinária Oftalmologia Pet
Dra. Daniela Pereira – Oftalmologia Veterinária

  • Endereço: Rua Ari Meireles, 403, Vila Santa Catarina. Americana
  • Telefone: (19) 2144-3890
  • WhatsApp: (19) 99626-6736
  • Website: www.oftalmologiapet.com.br

Publicidade