17 de abril de 2021 Atualizado 20:13

8 de Agosto de 2019 Atualizado 13:56
MENU

Publicidade

Compartilhe

Pet

Dia do veterinário: saiba as áreas de atuações do profissional

A veterinária Vanessa Páfaro explica que os médicos veterinários podem atuar em perícia, vigilância, saúde pública, agronegócio, entre outras

Por *Natália Velosa

09 set 2020 às 18:30 • Última atualização 09 set 2020 às 18:33

Profissional elencou cinco áreas de atuação do médico veterinário - Foto: People photo created by freepik - www.freepik.com

Hoje, dia 9 de setembro é comemorado o dia do médico veterinário. A veterinária Vanessa Páfaro, do Laboratório Páfaro Medicina Veterinária Diagnóstica, ressaltou que a profissão não se resume a parte clínica de consultórios, sendo “uma área extremamente ampla”.

“Não cuidamos apenas de animal. Nós cuidamos também da saúde da população em si, por meio de controle de doenças, as zoonoses, e também pelo controle dos alimentos, no cuidado com o que a população ingere”, explicou Vanessa.

Assim, a profissional elencou cinco áreas de atuação do médico veterinário. Confira:

Veterinária clínica e cirúrgica
Sendo a área mais conhecida, o médico veterinário presta atendimento aos animais domésticos para garantir a saúde do pet. No consultório, o profissional está apto para realizar consultas, exames, aplicação de curativos e vacinas. Nos hospitais, também realizam cirurgias como castrações, cesárias, fraturas, luxações, entre outras.

Perícia criminal
O perito criminal médico veterinário analisa as suspeitas de contaminação em locais que manuseiam alimento de origem animal para consumo humano e práticas comerciais fora das regulamentações. Esses alimentos, sejam eles embutidos ou enlatados, são veiculados com substâncias químicas e podem transmitir doenças caso não seja manuseado corretamente.

Vigilância Sanitária
A inspeção de comércios e indústrias que veiculam alimentos também precisam da inspeção de um médico veterinário. Estabelecimentos como supermercados, frigoríficos e indústrias estão incluídos na fiscalização na área de produção, armazenamento, conservação e comercialização, na busca de garantir a qualidade e segurança para o consumidor.

Saúde pública
O profissional também garante a prevenção e controle de zoonoses, ou seja, doenças animais que também podem ser transmitidas aos seres humanos, como exemplo raiva, dengue, doença de chagas, febre amarela, zika vírus, chikungunya, leptospirose, malária, peste, toxoplasmose, entre outras.

O médico veterinário atua em laboratórios de pesquisa, em conjunto também com biólogos, e pode atuar em indústrias especializadas em produtos biológicos e de medicamentos, além na produção e estudos de vacinas.

Agronegócio
Na área rural, o médico veterinário também cuida de rebanhos, tanto na nutrição e prevenção de doenças, como em técnicas para garantir maior qualidade dos animais. Ele também está apto a estudar genética, reprodução e transgenia, na busca de desenvolver novas pesquisas.

Páfaro Medicina Veterinária Diagnóstica
Endereço: Rua das Figueiras, 1219 – Jardim Glória – Americana
Contato: (19) 3407-5133 ou 3648 – 5133
E-mail: atendimento@pafarolab.com.br
Atendimento de segunda à sexta-feira, das 08h às 18h30 e de sábado, das 08h às 13h00

*Estagiária sob supervisão de Valéria Barreira

Publicidade