01 de maio de 2024 Atualizado 22:14

8 de Agosto de 2019 Atualizado 13:56
MENU

Publicidade

Compartilhe

Nossos Pets

Como aliviar o barulho dos fogos de artifício para os pets no réveillon

Especialista em comportamento animal sugere uma rotina de treinamento com antecedência ao evento

Por Redação

25 de dezembro de 2023, às 08h16

Os fogos de artifício da virada do ano podem afetar consideravelmente a saúde física e emocional dos pets. O estresse causado pelo medo e pelo pânico pode causar impactos físicos como a taquicardia e levá-lo ao óbito, a depender das condições de saúde e sua idade.

Algodão no ouvido e música alta no ambiente enquanto acontecem os fogos são algumas das estratégias utilizadas pelos tutores. Porém, o recomendado é treinar o pet com antecedência à virada, de acordo com Cleber Santos da Comport Pet – centro de comportamento e bem-estar animal.

s fogos de artifício da virada do ano podem afetar a saúde física e emocional dos pets – Foto: Adobe Stock

Para isso, ele orienta uma rotina de treinamento com objetivos claros, ao mesmo tempo leve e divertido, para que o pet esteja tranquilo na hora da comemoração. “É significativo estabelecer um ritual de cuidado, para respeitar o tempo que eles precisam para se sentirem seguros”, disse.

Confira dicas do especialista

Associação com sons. A exposição aos sons de fogos de artifício pode ser uma aliada. Os tutores podem colocar áudios com o barulho em casa, começando por volumes baixos e aumentando gradualmente. Para que a associação seja positiva, é indicado que sejam realizadas atividades nesse momento, como brincadeiras e carinhos. 

Receba as notícias do LIBERAL no WhatsApp

“Quando perceber uma boa resposta e um comportamento calmo, recompense o animal imediatamente com petiscos. O objetivo é criar associações positivas”, disse Cleber.

Espaço acolhedor. Criar um espaço acolhedor em casa, também com antecedência, para que o pet possa curtir e se apropriar durante os fogos. O cantinho deve ser longe de portas e janelas de vidro, piscinas e rotas de fuga. É importante que seja um local onde ele demonstre se sentir seguro. Adicionar elementos familiares, como brinquedos favoritos e cobertores, vai ajudar no processo.

Relaxamento. Reproduza músicas suaves ou utilize feromônios calmantes no ambiente. Isso pode ajudar a acalmar o pet nos dias que antecedem a virada do ano, e durante os picos mais estressantes de barulhos da época.

Siga o LIBERAL no Instagram e fique por dentro do noticiário de Americana e região.

Consulta veterinária. A ida ao médico é de extrema importância caso o pet tenha pré-disposição a problemas de saúde, como cardiopatias ou convulsões. O ideal é consultar o veterinário antes para discutir opções como medicamentos calmantes prescritos.

Faça parte do Club Class, um clube de vantagens exclusivo para os assinantes. Confira nossos parceiros!

Gasto de energia. Cansar o animal durante o dia anterior e o dia da virada é uma boa saída para que ele esteja menos responsivo no momento dos fogos. O especialista indica o investimento em deixar o pet passar o dia em uma creche que ofereça atividades estimulantes, ou saia para um longo passeio com muitas brincadeiras.

No dia da queima de fogos

Preserve o animal. O conselho é evitar repreender ou forçar o pet a sair de seu esconderijo na hora dos fogos ou da movimentação das festas.

Interações positivas. Durante os barulhos mais intensos, o indicado é que aconteça uma interação com o pet de maneira positiva, oferecendo brincadeiras para distraí-lo dos ruídos externos. 

Algodão no ouvido. Opção muito usada pelos tutores, o algodão nas orelhas é um aliado na hora de aliviar a intensidade do barulho dos fogos. Colocar chumaços no ouvido do animal pode ajudar a diminuir os decibéis. Fechar portas e janelas e isolar o ambiente também ajuda a amenizar o barulho.

Publicidade