SUV
Toyota Corolla Cross XRE aposta no pragmatismo
Modelo da montadora japonesa tem cada detalhe do projeto pensado em oferecer tudo que o segmento exige
Por Eduardo Rocha / Auto Press
25 de novembro de 2023, às 09h59
Link da matéria: https://liberal.com.br/mais/motors/toyota-corolla-cross-xre-aposta-no-pragmatismo-2068528/
A Toyota conseguiu duas façanhas no mercado brasileiro. A primeira foi manter o Corolla viável em um mercado em que os sedãs médios foram simplesmente dizimados. Com cerca de 3.500 unidades mensais, o Corolla detém 80% das vendas do segmento.
Mas há não muito tempo, ele vendia quase o dobro disso, ou cerca de 6 mil unidades por mês. E é aí que aparece a segunda façanha: a marca conseguiu, com o Corola Cross, herdar os consumidores que abandonaram o sedã. O SUV hoje também vende 3.500 unidades mensais.
Esse desempenho não chega a ser surpreendente. Afinal, o Corolla Cross segue a mesmíssima lógica defendida pelo sedã médio, que é manter um padrão de racionalidade tão alto que é capaz até de emocionar os admiradores.
Receba as notícias do LIBERAL no WhatsApp
Além de racional, o modelo tem cada detalhe do projeto pensado em oferecer tudo que o segmento exige, sem sobras, mas também evitar qualquer motivo para provocar rejeição.
O carro anda bem, tem bom espaço interno, oferece conforto e é eficiente no consumo – na verdade, é o mais econômico no segmento, segundo o InMetro.
Além disso, a Toyota atualmente está buscando alavancar suas vendas com preços mais atraentes. Hoje em dia, é o que tem o menor preço e também o melhor custo-benefício do segmento, com uma vantagem de pelo menos 10% sobre o rival mais próximo.
A versão testada, XRE, custa R$ 177.390 e é a mais completa com motorização tradicional (2.0 litros aspirado, de 169/177 cv e 21,4 kgfm, e câmbio CVT).
Siga o LIBERAL no Instagram e fique por dentro do noticiário de Americana e região.
Pacote de assistências
O modelo traz revestimento em couro e, desde a linha 2023, passou a ter o Toyota Safety Sense, o pacote ADAS da marca. Ele inclui sistema de alerta de colisão frontal com detecção de pedestres e ciclistas com frenagem autônoma, assistente de faixa, faróis altos automáticos e controle de cruzeiro adaptativo.
Mesmo que carregue a tradição de resistência da marca, a proposta do SUV da Toyota não é aventureira. Ainda assim, as linhas encorpadas transmitem uma imagem bem robusta. A parte inferior da carroceria e as caixas de rodas são contornadas por molduras em preto e os para-lamas dianteiros e traseiros são bem ressaltados.
A frente é dominada pela grade de grandes proporções, que forma com a entrada de ar inferior, também em preto, um conjunto bem agressivo. Tudo é acentuado pelos conjuntos óticos dianteiros e traseiros bem afilados, que dão um ar de modernidade.