27 de abril de 2024 Atualizado 00:38

8 de Agosto de 2019 Atualizado 13:56
MENU

Publicidade

Compartilhe

Retomada de Fôlego

Os carros que foram líderes de vendas 2021

Com crise de componentes na cadeia produtiva, mercado ficou estagnado no ano passado

Por Eduardo Rocha / Auto Press

08 de janeiro de 2022, às 15h30 • Última atualização em 08 de janeiro de 2022, às 15h36

Em um ano com a produção intermitente por conta da falta de componentes, 2021 teve vendas semelhantes às de 2020, que haviam sido ruins por causa da paralisação das fábricas nos primeiros meses de pandemia. No total, foram 1.974.431 unidades no acumulado do ano passado, ou 1,21% a mais que as 1.950.754 de 2020, mas 25,8% menos que em 2019, quando foram emplacadas 2.658.692 unidades.

Houve uma forte mudança na distribuição entre automóveis de passeio e comerciais leves – setor amplamente dominado pelas picapes. Em 2020, os automóveis representavam 82,8% do total de vendas, proporção que caiu para 78,8%.

Os comerciais leves subiram de 17,2% par 21,2% por conta do notável desempenho da Fiat Strada, que acumulou sozinha 109.107 unidades e foi o veículo de quatro rodas mais vendido do País. Esse volume é cerca de 27% mais que o segundo carro mais vendido do mercado, o Hyundai HB20, com 86.455 emplacamentos, o hatch compacto mais vendido do Brasil.

O segmento de hatch compacto ocupa cinco dos dez primeiros postos no ranking de automóveis. Pela Fenabrave, federação que reúne os revendedores de veículos no Brasil, os compactos de entrada, como Volkswagen Gol e Fiat Mobi, o 5º e 6º colocados no ranking, representaram 208 mil vendas em 2021, aproximadamente o mesmo total de 2020, que teve 205 mil.

Já os compactos mais completos, chamados de hatch pequenos, como o próprio HB20, o Fiat Argo e o Chevrolet Onix, 1º, 2º e 4º colocados no ranking, representaram 341 mil emplacamentos no ano passado, enquanto em 2020 este subsegmento vendeu um total de 475 mil unidades.

Parte dessa diferença de 135 mil unidades migrou dos automóveis para os comerciais leves, que passou de 335 mil para 416 mil unidades. Outra parte passou para o segmento de SUVs compactos, que em 2020 emplacou 392 mil e em 2021 chegou a 462 mil unidades vendidas.

📲 Receba as notícias do LIBERAL no WhatsApp

DOMÍNIO
Quem dominou o segmento foi o Jeep Renegade, o 3º modelo mais vendido no ranking de automóveis, com 73.913 unidades. No segmento, o segundo modelo mais vendido em 2022 foi o Hyundai Creta, com 64.749 unidades, o 8º colocado no ranking de automóveis. Pouco mais de 2 mil unidades à frente do Volkswagen T-Cross, que acumulou 62.307 unidades em 2021, o que o deixou em 9º lugar entre os automóveis.

Apenas em 10º lugar aparece o primeiro sedã no ranking: Chevrolet Onix Plus, que apesar de ter quatro meses de interrupção de produção no ano, chegou a tempo de ser o líder do segmento.

A expectativa é que 2021 tenha sido apenas um ano para a retomada de fôlego e de preparação para um futuro crescimento, que só deve acontecer de fato em 2023, quando a cadeia produtiva dos componentes eletrônicos estiver restaurada.

Em 2021, o que se viu foram as fabricantes se dedicando aos modelos mais caros e lucrativos e filas de espera nas concessionárias – o que deve permanecer, pelo menos, até meados de 2022. O desequilíbrio foi tal que, em muitos casos, carros seminovos, com menos de dois anos, foram vendidos por preços superiores ao zero-quilômetro.

Confira o ranking geral de mercado em 2021 e uma lista dos líderes, com o total de vendas - Fonte: Fenabrave

Automóveis
Posição / carro / unidades vendidas

1º Hyundai HB20 86.455
2º Fiat Argo – 84.644
3º Jeep Renegade – 73.913
4º Chevrolet Onix – 73.623
5º Jeep Compass – 70.906
6º Volkswagen Gol – 66.228
7º Fiat Mobi – 65.847
8º Hyundai Creta – 64.759
9º Volkswagen T-Cross – 62.307
10º Chevrolet Onix Plus – 54.707

Comerciais leves
Posição / carro / unidades vendidas

1º Fiat Strada 109.107
2º Fiat Toro – 70.890
3º Toyota Hilux – 45.893
4º Chevrolet S10 – 35.045
5º Volkswagen Saveiro – 26.751

Topo por segmento
Categoria / carro / unidades vendidas

Geral, Comercial Leve e Picape – Compacta Fiat Strada – 109.107
Automóvel e Hatch Compacto – Hyundai HB20 – 86.455
SUV Compacto – Jeep Renegade – 73.913
SUV Médios – Jeep Compass – 70.906
Picape Média-Compacta – Fiat Toro – 70.890
Subcompacto – Fiat Mobi – 65.847
Sedã Compacto – Chevrolet Onix – 54.707
Picape Média – Toyota Hilux – 45.893
Sedã Médio – Toyota Corolla – 41.891
SUV Médio-Grande – Toyota SW4 – 13.641
Monovolume – Chevrolet Spin – 13.005
Sedã Grande – BMW Série 3 – 6.098
Picape Grande – RAM 2500 – 2.227
Hatch Médio – Chevrolet Cruze Sport6 – 1.733
Esportivo – Porsche 911 – 878
Elétrico – Nissan Leaf – 439
Station Wagon – Audi RS6 Avant – 96.

Publicidade