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novidade

BYD apresenta o sedã esportivo elétrico Seal

Modelo tem dois motores instalados, um em cada eixo, e chega ao Brasil com o preço de R$ 296.800

Por Eduardo Rocha / Auto Press

09 de setembro de 2023, às 11h23 • Última atualização em 09 de setembro de 2023, às 11h24

Para usar uma imagem já consagrada, a chegada da BYD no mercado brasileiro foi como colocar um tubarão na piscina. Com o lançamento do compacto Dolphin, o padrão de preços de modelos elétricos mudou radicalmente – todos, sem exceção, rebaixaram a tabela.

Seal tem a chancela da maior fabricante de veículos elétricos do mundo – Foto: Divulgação

A marca chinesa, que é a maior fabricante de veículos elétricos do mundo (somando automóveis, utilitários e caminhões), resolveu apostar com o sedã esportivo médio Seal, um segmento cativo das marcas de luxo.

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E esse é mesmo o alvo do novo BYD. O preço de R$ 296.800 o coloca em vantagem num confronto direto com modelos como Mercedes-Benz CLA Coupé, BMW 218 Grand Coupé e Audi A5 40, que custam sempre bem acima de R$ 300 mil. Detalhe: todos têm motores a combustão, enquanto o Seal é 100% elétrico.

Para começar, o Seal chama a atenção por conta do design. As linhas são limpas e aerodinâmicas, com um perfil alongado e sinuoso, frente baixa e traseira alta.

Design moderno é um dos pontos de atenção do novo sedã da BYD – Foto: Divulgação

Faróis bem afilados e as luzes de direção aparecem como um apêndice em forma de gancho. Já as luzes de rodagem diurna são de quatro frisos em forma de arco.

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Já as lanternas são em led cobertos por uma máscara perfurada. Outro elemento que se destaca é o teto totalmente em vidro, sem qualquer travessa de reforço.

Mesmo sendo um modelo com mais de duas toneladas (2.185 kg), é capaz de acelerar de zero a 100 km/h em 3,8 segundos.

Sedã carrega dois motores

A potência é gerada por dois motores instalados um em cada eixo, com tração integral AWD. O motor dianteiro rende 218 cv e 23,4 kgfm, enquanto o traseiro gera 313 cv e 36,7 kgfm. A máxima fica em 180 km/h.

Central multimídia tem navegação GPS e espelhamento por Android Auto ou Apple Car Play – Foto: Divulgação

O conjunto é alimentado por uma bateria de 82,5 kWh, montada em lâminas estruturada em forma de colmeia.

Na medição do InMetro, a autonomia é de 372 km e a recuperação de carga de 30 a 80% em carregador ultrarrápido leva 30 minutos.

Já o carregador que acompanha o Seal, de 7,2 kW, precisa de mais de 12 horas para uma recarga total. As rodas são de 19 polegadas e calçam pneus 235/45.

Na parte de segurança, o sedã traz sensores de estacionamento, câmera 360º, oito airbags, monitor de ponto cego, alerta de colisão, lateral e traseira com frenagem autônoma, leitor de placa com alerta de velocidade e controle de cruzeiro adaptativo.

A central multimídia tem navegação por GPS e espelhamento por Android Auto ou Apple Car Play.

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