25 de abril de 2024 Atualizado 23:44

8 de Agosto de 2019 Grupo Liberal Atualizado 13:56
MENU

Publicidade

Compartilhe

Moda e Estilo

Tipos de tinta e onde usar cada uma

A simples escolha do tipo de tinta pode se tornar difícil, portanto siga as dicas!

Por Redação

21 de agosto de 2020, às 08h55

Todas as escolhas que fazemos quando estamos reformando uma casa têm que ser pensadas de acordo com o ambiente que queremos ter a partir daquela reforma. Isso faz com que a simples escolha do tipo de tinta se torne difícil. É como escolher um filme num catálogo de filmes online numa plataforma de streaming. As possibilidades são muitas.

Se você está indeciso sobre qual tipo de tinta escolher, não se preocupe: vamos mostrar quais são os usos adequados para cada tipo de tinta. Se você souber utilizar o tipo adequado para o ambiente verá que a harmonia e o bem-estar serão presentes desde o início.

Tipos de tinta e circunstâncias para as quais são ideais:

Látex PVA

Tem como base a água. É indicada para paredes secas, pois a tinta não é ultra resistente à agua. Seu uso é adequado em áreas internas e na laje interna. Não há opções de diferentes tipos de brilho, sobrando a opção fosca. Dois pontos positivos desse tipo de tinta são: pouco cheiro de tinta fresca após a pintura e o rápido processo de secagem. Os pontos negativos se resumem basicamente à baixa resistência à água e ao sol.

Tinta Acrílica

Essa tinta é basicamente o oposto da tinta látex no quesito recomendação de uso. Por possuir material acrílico, tem impermeabilidade alta e é recomendada para ambientes que recebem sol e água (paredes externas e paredes de cozinhas). Nos pontos positivos podemos citar o rápido processo de secagem e a alta capacidade de impermeabilidade. Elas são encontradas em três tipos: acetinado, semi-brilho e fosca. Esse último não oferece tanta resistência à agua quanto os dois primeiros.

Esmalte do tipo sintético

Não é recomendado para paredes, mas sim para metais e madeira, formando uma espécie de camada protetora sobre esses materiais. Podemos citar três pontos fracos nesse tipo: devido à presença de certos materiais, a tinta demora muito para secar e apresenta cheiro forte (ponto fraco número 2) devido a alguns solventes presentes na tinta. E o terceiro ponto fraco é o fato de ser mais cara que as demais.

Tinta do tipo a óleo

Também é utilizado para impermeabilizar materiais como madeira e metais. Mas também é usada em paredes. Reúne as partes positivas de algumas outras tintas: ela não tem “medo” de água, dura muito tempo e pode ser aplicada em qualquer local (paredes internas, paredes externas, lavabo etc)

Harmonia

  • A tinta tem que se adequar ao cômodo. Portanto, observe o tamanho, materiais que o revestem e a luz que entra nele para que possa escolher uma tinta adequada a essas características;
  • Se você quer dar uma impressão de maior espaço ao ambiente, ofereça cores semelhantes entre os ambientes, com menos contraste;
  • Se o local for grande o mais aconselhável é que utilize tons e texturas diferentes entre os ambientes;
  • Por último, mas não menos importante: lembre-se de adicionar uma cor mais “tímida” ao ambiente para que haja um equilíbrio com quaisquer cores mais “quentes”.

Fonte: www.tintas.net.br

Publicidade